Saindo da cidade de Lençóis (BA) e percorrendo por cerca de 30 minutos de carro ou por 5km por trilha, o rapel na boca da Gruta do Lapão é uma experiência única – e rara – para os aventureiros ou iniciantes na modalidade. Para a prática da aventura é imprescindível contratar um guia especializado e utilizar material adequado, pois além do rapel ainda há chance de explorar uma caverna com características peculiares, pois sua formação é constituída de quartzito e rica em ferro; formação bem diferente das tradicionais que são em geral calcárias.
Para os que escolherem ir por trilha o acesso é tranquilo e durante o caminho encontram-se bicas d´água (que podem ser utilizadas para reabastecer os cantis) e uma vegetação bem típica da região, com um solo cheio de pedras e flores – que se destacam -, além de alguns animais que fazem parte da fauna.
O visual antes de se chegar à caverna já é de tirar o fôlego. Logo na chegada, ao topo, o guia apresenta todo o material e o procedimento para uma descida segura. Depois de alguns minutos e equipamentos certos, é hora de curtir a diversão!
A boca da caverna é de aproximadamente 50m de altura e a saída tem estilo “negativo”, que significa, sem apoio para os pés. Acredito que esta sensação aumenta a adrenalina.
Algumas pessoas preferem fazer a descida no estilo tradicional, mas há os que se aventuram a descer de ponta-cabeça – tudo com orientação. Repetir a aventura depende da disposição de cada um, mas vale lembrar que depois da descida ainda há a opção de atravessar a Gruta, que possui aproximadamente 1km de extensão e por onde o Rio Lapão passa também. É necessário levar lanternas e ter cuidado para pisar, pois muitas das pedras estão soltas. No meio da travessia alguns guias sugerem uma experiência na qual, todos devem se sentar, apagar as luzes e fazer um tipo de relaxamento e meditação para interagir com o ambiente. Na profunda escuridão e silêncio dos aventureiros escuta-se apenas alguns barulhos provenientes da própria rocha por causa do seu tipo de formação.
Saindo da caverna retorna-se à Lençóis margeando o rio Lapão através de uma caminhada muito agradável. As opções ao longo do caminho são quedas d´água cristalinas para refrescar-se e apreciar o pôr do sol.
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular