Vitória é o ponto de partida. Uma cidade charmosa e imponente que faz jus ao posto de capital capixaba. Quando o turista avista a cidade de cima, ainda no avião, já dá para saber os encantos que irão aparecer em sua viagem pelo do Estado do Espírito Santo.
Ao chegar em Vitória vale a pena alugar um carro para subir para as Montanhas Capixabas. A porta de entrada da região é a cidade de Domingos Martins que fica cerca de 45 minutos de Vitória.
A estrada até a pequena cidade é linda e é possível apreciar o alto relevo das montanhas misturado com o azul do céu.
Como curiosidade, vale lembrar que o Estado do Espírito Santo é considerado o mais ensolarado do Sudeste nos meses de janeiro e julho, considerados férias escolares. O que deixa a paisagem em diversas épocas do ano muito atrativas.
Cartão Postal da região
A Pedra Azul, localizada no município de Domingos Martins, é o símbolo turístico das Montanhas Capixabas. Desde 1991 existe o Parque Estadual da Pedra Azul com uma área de 1.240 hectares.
Os atrativos, além da vista esplêndida das montanhas, são as piscinas naturais e a variedade de flora e fauna.
A Pedra Azul tem um pico de 1.822m de altitude e é chamada de “azul” por causa da mudança de cores ao longo do dia. Têm momentos que ela fica azulada, amarronzada ou acinzentada dependendo das condições climáticas do dia.
Ao redor da Pedra estão várias pousadas e hotéis que são ideais para turistas que pretendem relaxar, curtir o friozinho da montanha e provar um delicioso café colonial.
Grande parte desta região serrana foi colonizada por imigrantes alemãs e italianos – sendo a sua maioria os italianos – e por isso conta com um grande polo gastronômico no estilo europeu.
No Parque Estadual da Pedra Azul é possível ainda fazer trilhas, trekking ou realizar uma cavalgada ecológica apreciando a vasta paisagem.
Sabores da roça capixaba
Não muito distante de Domingos Martins está a pequena cidade de Venda Nova do Imigrante, considerada a capital do agroturismo brasileiro.
Lá é indicado provar e, claro, comprar, doces, geleias, queijos, café e o típico Socol – aperitivo capixaba de origem italiana, desenvolvido de forma artesanal, que é feito com lombo de porco temperado com sal, pimenta e alho.
O segredo da iguaria está no preparo e os turistas podem visitar fazendas e acompanhar o processo de fabricação.
Duas fazendas de agroturismo famosas na região são a Fazenda Carnielli e a Fazenda Lourenção e, ambas possuem donos descendentes de imigrantes italianos da região de Vêneto.
As fazendas estão abertas à visitação e vendem seus produtos.
A Carnielli tem como produto principal queijos, inclusive sem lactose e a Lourenção se destaca por produzir um dos melhores Socol da região. Para acompanhar o processo de fabricação do Socol é necessário agendar antes e verificar disponibilidade.
Gastronomia a base de polenta- Venda Nova do Imigrante é a cidade da polenta. Comemorada uma vez por ano, a Festa da Polenta atrai cerca de 30 mil turistas com muita música, comida boa e diversão.
Para quem quer provar delícias a base de polenta, vale a pena visitar o Café Altoé que serve bobó de camarão de polenta e pizza com massa de polenta.
Aventura, adrenalina e vista espetacular das montanhas
Ainda em Venda Nova do Imigrante, em meios as montanhas, está o Parque Selva Sassiri que é especializado em arvorismo e tirolesa.
O parque tem o maior circuito de arvorismo da América Latina com 69 árvores de eucalipto divididas em três estágios de altura somando 18 metros do chão. Conta com um percurso de 1.500 metros e 194 obstáculos. O preço é outro atrativo, sendo R$22 por pessoa com duração de 45 minutos.
As tirolesas custam o mesmo valor. Uma fica a 420 metros e a outra a 390 metros. Quem quiser passar o dia por lá, há um restaurante de comida caseira que proporciona uma bela vista das montanhas.
Qualquer um pode praticar arvorismo? Sim! Antes do percurso, os instrutores apresentam os equipamentos e explicam cada função ainda em solo. Há uma pequena plataforma de treinamento para que o aventureiro faça os testes e se sinta seguro para partir para as árvores.
Vale ressaltar que para a prática é necessário estar com traje esportivo e sempre usando tênis para manter a firmeza dos pés nos obstáculos das árvores.
5 motivos para conhecer as Montanhas Capixabas
- A praticidade de sair da região de Mar – grande Vitória – e há poucos minutos estar no frio da montanha;
- A gastronomia com indícios da colonização europeia que possibilita uma variedade de iguarias deliciosas;
- Visitar o Parque Estadual da Pedra Azul e ter a oportunidade de conhecer um cartão postal do Estado do Espírito Santo;
- Conviver com o povo capixaba do interior que é muito cortês e tem boas histórias para contar;
- Praticar esportes de aventura como rapel, trekking, cavalgada, tirolesa e conhecer o maior circuito de arvorismo da América Latina;
Encontre hotéis para se hospedar em Domingos Martins aqui
Encontre hotéis para se hospedar em Venda Nova do Imigrante aqui
Serviço
Melhor Época – Para quem quiser curtir um frio mais rigoroso o ideal é visitar a região entre maio e agosto, mas em todas as épocas do ano o clima é ameno e agradável.
Como chegar – De avião – O aeroporto mais próximo é o de Vitória, a 64 quilômetros de Domingos Martins, porta de entrada das Montanhas Capixabas
De carro – São Paulo – Acesso pela BR-116 (até o Rio de Janeiro), BR-101 (até Vitória) e BR-262.
Vitória e Belo Horizonte – Acesso pela BR-262.
Rio de Janeiro – Acesso pela BR-101 (até Vitória) e BR-262.
Dica: Ideal ter um carro para se locomover entre os atrativos turísticos.
Locais que visitamos e indicamos – Fazenda Carnielli
Encomendas pelo email e telefone:
vendas2@carnielli.com.br e carnielli@carnielli.com.br
(28) 3546 1272 ou (27) 9 9607 3147
Rod. Pedro Cola, km 4 – Providência – Venda Nova do Imigrante
Fazenda Lourenção
BR 262 no km 102 – Horário de funcionamento: todos os dias 07h às 17h
Telefone: (28) 3546-1130
Café Altoé
Avenida Nova Vitória, Venda Nova do Imigrante
Telefone: (28) 9915-9922
Selva Sassiri
Valor dos atrativos: R$22 por pessoa com 45 minutos de percurso de arvorismo
Estrada dos Produtores, km 4 – Alto Caxixe.
Entrada pelo km 98 da BR-262.
Horário de funcionamento: 8h às 18h aos finais de semana e feriados. Dias de semana sob agendamento.
A revista digital Viagens e Rotas viajou para as Montanhas Capixabas a convite da Secretária de Turismo do Estado do Espírito Santo em parceria com o SEBRAE-ES.
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
•Pesquisa passagem aérea barata
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.