Para celebrar o sucesso da iniciativa do consumo do pirarucu selvagem de manejo, o Festival Gosto da Amazônia chega ao sul de Minas e interior de São Paulo, entre os dias 24 de março e 09 de abril. O evento, que já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife, terá como sedes principais: Poços de Caldas e Atibaia, e contará também com convidados especiais de Campinas, Holambra e Jaguariúna, com cerca de 60 casas no total. Durante 17 dias, os principais restaurantes dessas cidades servirão um prato inédito com pirarucu, preparado com o tempero e o toque especial dos chefs.
Com sabor suave, posta alta, carne tenra, clara e sem espinhas, o pirarucu selvagem, gigante da Amazônia que chega a três metros e 200 quilos, é o maior peixe de escamas de água doce do mundo. Alguns pratos servidos chamam atenção pela criatividade e sabor, reforçando toda a versatilidade do pirarucu na gastronomia.
Além das suas qualidades gastronômicas, o manejo do pirarucu selvagem, praticado no estado do Amazonas, permitiu que o peixe não fosse extinto e atualmente contribui para a conservação de mais de 11 milhões de hectares da Floresta. A marca “Gosto da Amazônia – sabor que preserva a Floresta” enaltece os principais valores defendidos e praticados pelas instituições envolvidas no projeto: preservação do meio ambiente, comércio justo, desenvolvimento econômico e social sustentável. Tudo isso, claro, temperado com o sabor único dos produtos da Amazônia.
Confira onde experimentar os pratos
Festival Gosto da Amazônia
Data: de 24 de março a 09 de abril de 2023.
Mais informações: https://gostodaamazonia.com.br/festival
Lista de participantes e pratos:
Restaurantes de Poços de Caldas (MG)
Ziel Alma da Cerveja – Pirarucu Ziel (Posta de lombo de pirarucu com crosta de alho e creme de palmito e cogumelo paris, acompanhada de farofa cítrica)
Recanto da Tilápia – Lombo de Pirarucu à Belle Meunière (Lombo de pirarucu ao molho de alcaparras, champignon, camarões e vinho branco, acompanhado de batatas douradas e arroz branco)
Gonçalves Cervejaria Artesanal – Isca de Pirarucu (Iscas tenras, saborosas e sequinhas do lombo do pirarucu, empanadas na farinha panko, trazem o gosto da Amazônia para a culinária local. Acompanha farofa de banana-da-terra e molho especial feito com malte da cerveja da casa)
Restaurante e Pesqueiro Lambari – Pirarucu à mineira (Lombo de pirarucu com crosta de bacon e farinha panko, acompanhado de batata ao murro com alecrim e tomate holandês – Serve 2 pessoas)
Becco Gastronomia – Sabores do Brasil (Pirarucu grelhado na manteiga de garrafa acompanhado de mousseline de ervilha e hortelã, vinagrete de caju e picles de cebola roxa com canela)
Scavo Wine – Pirarucu na brasa ao tucupi (Barriga de pirarucu na brasa, acompanhada de cuscuz de farinha d’água, chips de banana-da-terra rúcula ao molho cítrico, finalizada com redução de tucupi)
Pizza na Roça – Moqueca de Pirarucu com camarão e banana-da-terra (Lombo de pirarucu ao molho de tomates, pimentões, cebola e especiarias, levemente apimentado, com camarões rosa e banana-da-terra, acompanhado de arroz branco)
Casa Minerva – Isca de Pirarucu (Isca de barriga de pirarucu empanada na farinha panko acompanhada de batata chips) e Pirarucu com texturas de couve-flor (Lombo de pirarucu na Brasa, com molho de peixe, mousseline de couve-flor, couve-flor grelhada, couve-flor empanada, picles de rabanete e farofa de alho)
Capitão PUB – Pirarucu Canto da Sereia (Medalhões de pirarucu recheados com catupiry temperado, crocante de quinoa e flor de sal, com molho de açaí)
Pesto Cozinha Bar – Pirarucu defumado (Lombo de pirarucu cozido no sous-vide, servido com mil folhas de banana-da-terra, creme de moqueca, farofa de castanhas, espuma de açaí e defumado com casca de laranjeiras)
Pega Leve – Pirarucu (Posta de pirarucu grelhada no azeite com molho de açaí, castanhas e passas, acompanhada de purê de batata)
Ollivia Gastronomia – Entrada: Casquinha de siri com bobó de Pirarucu (Carne de siri temperada com pimentões e cebola, servida com bobó de pirarucu gratinado com farinha de brioche e parmesão); Entrada: Pãozinho de queijo com bobó de Pirarucu (Pãozinho de queijo com bobó de pirarucu) e Involtini de Pirarucu (Involtini de pirarucu recheado de cogumelo e aspargos frescos, servido com purê de batata roxa, farofa de Uarini com banana-da-terra e molho de limão)
Bar Lei Seca – Pirarucu na Tábua (Pirarucu grelhado com molho de manteiga e ervas finas, acompanhado de arroz à grega, vinagrete, farofa, banana frita, pão de alho e salada – serve 3 pessoas)
O Armazém da Vila – Barriga de Pirarucu com Missô e Bottarga (Barriga de pirarucu grelhada, em cama de pepinos frescos banhados em missô com gengibre, finalizados com Tobiko (ovas de peixe-voador) e Bottarga)
Chico Biella – Espetinho de Pirarucu (Barriga de pirarucu grelhada com pimentão e cebola. Acompanha farofa de alcaparras)
Bigodera – Isca de Pirarucu (Isca de pirarucu com maionese de limão siciliano)
Merlot Wines Experience – Moqueca de Pirarucu (Moqueca de pirarucu com camarões, acompanhada de arroz de açafrão e delicioso pirão)
Café Concerto – Pirarucu selado (Pirarucu selado, purê de banana-da-terra, farofa de castanha de caju, molho de pimenta com leite de coco e azeite cítrico)
Bardo Dé – Vem Pirá Nú Dé Uai (500 gramas de pirarucu selvagem em posta com alho frito. Acompanha arroz à grega, vinagrete de camarão e farofa da casa – serve 2/3 pessoas)
Touro Grill – Isca de Pirarucu (Isca de pirarucu empanado, acompanhada de molho tártaro); Pirarucu da Casa (Pirarucu ao molho de moqueca, com camarão e castanha. Acompanha arroz) e Pirarucu Touro Grill (Posta de pirarucu cozida à vapor e grelhada na manteiga, acompanhada de purê de banana-da-terra e farofa à Califórnia)
Lion BBQ – Lion Pirarucu (Pirarucu empanado na farinha panko, maionese de avocado, queijo mineiro, amêndoas e bacon de banana-da-terra no pão artesanal selado na manteiga)
Casa Caipira Restaurante – Bacalhau de Pirarucu (Deliciosas postas de pirarucu selvagem da Amazônia com pimentões, batatas, cebolas e azeitonas, acompanhada de farofa de caju com amêndoas e arroz branco)
Restaurantes de Atibaia (SP)
Apitaya Fresh Food – Pirarurcu Alla Apitaya (Lombo de pirarucu com crosta de castanhas e purê de batata doce. Acompanha vinagrete de caju, manga e pitaya)
Restaurante Apple Bee´s (lojas AL. Lucas e Outlet Fernão Diaz) – Grilled Herb Pirarucu (Saboroso pirarucu grelhado, coberto com gremolata. Acompanhado de arroz pilaf e vegetais ao vapor)
Atibaia Beer – Medalhão de Pirarucu à moda do Chef (600g de lombo de pirarucu ao molho do chef cítrico e levemente picante, envolvido com lâminas de picanha. Acompanha purê de abóbora cabotiá, arroz com nozes e salada rústica)
Bar da Grotta – Pirarucu Selvagem à moda da Grotta (Pirarucu selvagem confitado no sous vide e salteado na manteiga, farofa de maracujá com farinha d’água e manteiga de garrafa, bisqui de camarão com leite de coco, panceta maturada da Grotta, tuille de tapioca com wassabi e broto de alfafa)
Bergamo Ristorante Atibaia – Pirarucu Bergamo (Lombo de pirarucu grelhado com redução de alho negro. Acompanhado de risoto de limão siciliano e farofa de castanha do Pará)
Burger Makers – Sanduíche de Pirarucu (Pirarucu empanado, molho sour cream e rúcula no pão de brioche)
Churrascaria Picanha na Tábua – Ceviche Amazônico de Pirarucu Selvagem (Pirarucu amazônico, leite de coco, pimenta dedo de moça, cebola roxa, coentro e limão)
Crispybox – Pirarucu Crispy (Lombo de pirarucu cortado em tiras pequenas e empanado em uma mistura de farinha de trigo temperada com especiarias da chef. Frito em óleo de algodão, acompanhado com maionese da chefe)
Deck Santorini – Psária Tou Amazoníou (Pirarucu da Amazônia à moda grega)
Dr. Burger – Dr. Fish (Barriga de pirarucu levemente temperada, duplo queijo prato pj, molho tártaro, alface, tomate e pão de hambúrguer)
Empório Flamboyant – Pirarucu Flamboyant (Ventrecha na redução de molho balsâmico, entre crosta de castanha do Pará com purê de mandioquinha, couve refogada e chips de batata doce)
Fazendinha – Amazônia (Parmegiana em cubos, aperitivo gratinado no molho de camarão. Acompanha arroz e porção de salada)
Johnny Tequila Bar e Restaurante – Pirarucu Flambado na Tequila (Lombo de pirarucu grelhado com crosta chutney de maçã e abacaxi, flambado na tequila. Acompanha risoto de brócolis com queijo parmesão)
Kawaii Sushi Lounge – Pirarucu Tropical (Peixe levemente marinado citricamente com temperos baseados no ceviche)
Ponto do Peixe Frito – ½ Porção de Isca de Pirarucu (Porção de lombo de pirarucu empanado com tempero à moda da casa, acompanha molho tártaro à moda da casa, pimenta biquinho e limão)
Restaurante Quintal do Gui – Barriga Amazônica (Barriga de pirarucu selado sobre cama de arroz negro e finas camadas de banana da terra finalizado com vinagrete de pimenta biquinho)
Restaurante e Pizzaria 7 Ervas – Pirarucu 7 Ervas com Risoto de Pitaya (Pirarucu marinado, assado em baixa temperatura e selado na manteiga de ervas. Acompanha risoto de pitaya e caramelo de alho)
San Costilla – Terrinha de Pirarucu San Costilla (Camada de mousse de pirarucu com camarão e pirarucu envolto da folha de espinafre e uma segunda camada de mousse de pirarucu com jambu. Acompanha um purê de acaçá e vinagrete de polvo com caju e tuile de parmesão)
Shinryu – Carpaccio de Pirarucu à Moda Shinryu (Pirarucu em lâminas finas, refinadas com ingredientes como ovas de peixe voador importado, raspas de limão siciliano, manjericão flor de sal e azeite. Servido em uma cama de gelo triturado, criando um ar de frescor)
Vila Di Praia – Moqueca de Pirarucu (Postas de lombo de pirarucu selvagem da Amazônia, marinadas e salteadas no azeite extra virgem, finalizadas em base rústica de pimentões assados, leite de coco e especiarias. Acompanha arroz de caju e farofa artesanal de banana da terra – serve 2 pessoas)
Viva Zapata – Pirarucu Al Pastor (Duas tortillas com pirarucu grelhado, tradicional receita mexicana al pastor, abacaxi e cebola roxa)
Armazém do Don – (Empanadas de Pirarucu)
Mad Max – Mad By The Beach (Burger Gosto da Amazônia temperado, empanado e frito, molho tártaro, alface, camarões grelhados, azeite aromatizado, cebola roxa e pão brioche)
Restaurantes de Campinas (SP)
NB Steak – Peixe da Amazônia (Pirarucu selvagem de manejo, grelhado ao molho de tucupi)
Applebee’s Campinas – Grilled Herb Pirarucu (Saboroso pirarucu grelhado, coberto com gremolata. Acompanhado de arroz pilaf e vegetais ao vapor)
Empório Santa Therezinha – (Filé de pirarucu Selvagem Grelhado com purê de cará, manteiga de ervas e redução de açaí)
Casa Bárbaros – Lombo do Pirarucu (600g) (Peixe de origem amazônica típico dos povos originários. Servido grelhado, com farofa de mandioca brava e vinagrete de caju)
Pobre Juan – Sabores do Brasil (Barriga de pirarucu servido com farofa crocante na manteiga de garrafa, arroz de coco com castanha-do-Pará, purê de banana e molho de moqueca)
Jangada – Pirarucu Rio Madeira (Filé de pirarucu grelhado com molho de limão e purê rusticidade de cabotiá)
Restaurantes de Holambra. (SP)
Martin Holandês – Pirarucu à la Amazônia (Esse prato remete à riqueza da fauna e da flora amazônica, composto por steak de lombo de pirarucu selvagem com o espetacular risoto de cupuaçu, servido com molho do verdadeiro guaraná amazônico)
Casa Bela – Pirarucu Grelhado (Lombo de pirarucu selvagem, servido às natas e guarnecido com couscous marroquino com vegetais e banana da terra)
Lago do Holandês – O Rei do Lago (“Delicioso lombo de pirarucu selvagem, em nata de alho poró. Acompanhado de arroz com camarão e pupunha, vinagrete de cebola roxa e farofa de banana da terra. Este prato bem amazônico é realizado em parceria com comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia, defendendo os princípios da conservação do meio ambiente e sustentabilidade.”)
Restaurantes de Jaguariúna (SP)
Bar da Praia – (Pirarucu grelhado com “risoto” de siri e farofa de camarão com banana)
Botequim da Estação – Pirarucu na Pedra (Delicioso lombo de pirarucu grelhado servido à moda botequim, acompanha: salada de rúcula tomate e cebola, arroz à grega, farofa portuguesa, mandioca cremosa e molho tártaro
Sô Raiz – (Pirarucu Defumado na Crosta de Torresmo)
O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.
Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.
Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.