Cira: acarajé no Rio Vermelho em Salvador (Bahia)

Ir a Salvador e não comer o Acarajé da Cira é como ir a Napoli e não comer uma pizza Napolitana. Toda vez que vamos a Salvador, o Acarajé da Cira localizado no Rio Vermelho, em Salvador, Bahia, é nossa parada obrigatória. Afinal, a baiana já venceu por 15 vezes o posto de melhor acarajé da cidade! Sendo a última no ano passado!

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Sempre que algum gringo me pergunta quais são as comidas típicas do Brasil por algum motivo em especial sempre cito: Feijoada, Açaí e Acarajé. Acho que por que é um pouco mais difícil explicar esses pratos. Imagina explicar para um gringo o que é azeite de dendê e vatapá e porque inventaram um bolinho de feijão-fradinho para colocar algumas coisas dentro. 😃
Apenas em uma ocasião que estivemos na cidade que Jaciara de Jesus Santos, a Cira preparou meu acarajé, nas outras vezes que estivemos em Salvador ela estava fora e sempre alguma das baianas que trabalham na barraca que faziam o preparo.

Acarajé da Cira / Crédito: Ana Elisa Teixeira

O bolinho imerso no azeite de dendê de Cira cabe em uma mão grande e se tiver com pouca fome um só poderá ser suficiente. Ainda mais que elas capricham na adição dos camarões.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Você pode escolher entre quente ou frio, ou seja, com pimenta ou não. No recheio vem o vatapá, salada de tomate e, perguntam se podem adicionar, caruru e os camarões secos. Outra opção é o Abará, que o Alexandre adora pedir.  A diferença é que o abará é cozido no vapor, enquanto o acarajé é frito.

Crédito: Viagens e Rotas

É difícil achar um acarajé em qualquer lugar do Brasil tão bom quanto o da Cira. Eu particularmente acho que o diferencial do acarajé dela é o bolinho! Não sabemos o segredo, mas vale sim experimentar outros e depois ir lá fazer a comparação. O Acarajé completo de Cira custa R$10.

Crédito: Alexandre Martins

Serviço
Acarajé da Cira
Rua Aristides Milton, em uma pracinha (em frente à Ladeira do Abaeté), Itapuã.
Próximo ao Rio vermelho!
Horário de funcionamento é das 10h às 22h30
De sexta a sábado fica aberto até 23h30

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!