Chefs renomados das cidades de Belém e Santarém pousam em São Paulo para cozinharem em restaurantes famosos da capital, de 28/08 a 02/09, das 10h às 18h. Considerada a gastronomia mais autêntica do Brasil, o Pará exala aromas de pratos tipicamente regionais, como o tucupi, a tapioca, a maniçoba, o tacacá, o filhote e o açaí.
Como forma de valorizar e enaltecer a gastronomia paraense, estabelecimentos paulistanos irão servir ao público um menu degustação para mostrar receitas do Pará. O evento levará um chef do estado para cada um dos três endereços de São Paulo que sediarão a atração. Será realizada também uma mostra com insumos da culinária paraense no Mercado de Pinheiros nos dias 01 e 02 de setembro.
“Irei apresentar pratos emblemáticos que traduzem o histórico da cultura amazônica, como o peixe à capitú e o pato no tucupi”, revela o chef Ofir Oliveira, dono do Instituto Sabor Selvagem, em Belém do Pará, organização fundada em 1990 que tem como objetivo o estudo, a divulgação e a valorização da culinária amazônica. “Nós temos nossa história e é isso que queremos mostrar, pois ela não vem de hoje e poucos a conhecem”.
Ao seu lado, a cozinheira e boieira do mercado Ver-o-Peso, Lúcia Torres, estará presente no restaurante Capim Santo para elaborar o menu, no qual haverá também o retumbão – nome de uma dança paraense –, receita em homenagem que será feita com pirão de farinha de tapioca com leite fresco de castanha-do-Pará, servido com camarão e peixe assado.
O chefe Saulo Jennings Simões, que comanda o seu próprio estabelecimento Casa do Saulo Restaurante, fixado em meio às belezas naturais da praia de Carapanari, irá apresentar ingredientes poucos conhecidos no Tordesilhas. “Vou mostrar o feijão de Santarém, o camarão aviú, o peixe pirarucu e a farinha piracuí”, elenca. “A cidade recebe muitos turistas de São Paulo por causa da gastronomia e da geografia local paradisíaca. Portanto, quero levar o gosto da nossa culinária regional para a capital paulista”.
A chef Daniela Martins, quem está no comando do restaurante Lá em Casa, localizado na cidade de Belém, e que existe há 45 anos, levará ao Dalva e Dito os sabores do Pará. “Pretendo cozinhar o pirarucu acompanhado com salada de feijão manteiguinha e o porco com taperebá”, revela. Mas o menu não termina aí. Filhote, peixe típico da Amazônia, em crosta de farinha d’água com purê rústico de macaxeira e redução de tucupi amarelo irá compor uma das etapas.
Estado mais populoso do Norte, o Pará abriga lugares importares para os turistas conhecerem as riquezas da culinária regional, como o mercado Ver-o-Peso, na cidade de Belém, onde são vendidas cerca de 30 toneladas de açaí por ano, 30 toneladas hortaliças por mês e 15 toneladas de pescado por dia.
Festival Gastronômico em três restaurantes de São Paulo
- 28 e 29/08 – Restaurante Tordesilhas
Chef Saulo Jenning Simões – Casa do Saulo Restaurante (Santarém)
- 30 e 31/08 – Restaurante Dalva e Dito
Chef Daniela Martins – Restaurante Lá em Casa (Belém)
- 01 e 02/09 – Restaurante Capim Santo
Chef Ofir Oliveira – Instituto Sabor Selvagem (Belém)
Lúcia Torres – Boieira do Mercado Ver-o-Peso
- 01 e 02/09 – Mercado de Pinheiros
Venda de insumos paraenses
Leia também
O que visitar em Belém do Pará?
Restaurante Lá em Casa: gastronomia paraense na Estação das Docas
Belém do Pará e a gastronomia de encher os olhos (e a barriga)
Passeio pelo Mercado Ver-o-Peso em Belém do Pará
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
•Pesquisa passagem aérea barata
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.