Para quem já andou no centro do Rio de Janeiro em outros tempos, se lembra de como ele estava esquecido. Sujeira, moradores de rua e prédios aos pedaços que nos deixavam tristes pela falta de preservação de uma história incrível que contribuiu tanto para a construção do Brasil.
Com os Jogos Olímpicos sendo sediados no Rio este ano, muito trabalho teve que ser feito para mostrar ao mundo o por quê co Rio de Janeiro ser considerado a cidade maravilhosa.
Foi graças a um desses projetos de revitalização que hoje temos o Porto Maravilha um complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento que conta com o Boulervard Olímpico, que foi construído na zona portuária carioca que, antes, só se via sujeita e desgraça.
Antes um cenário de poucos amigos, hoje um local alegre, bem reformulado e com pessoas locais e turistas andando e apreciando o que o centro do Rio de Janeiro pode oferecer de melhor.
Nunca um passeio pela Igreja de Nossa Senhora da Candelária foi tão agradável e apreciado pelo carioca! Com a construção do VTL Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos), um projeto da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que visa integrar a Operação Urbana Porto Maravilha, o centro cidade pode começar a ser vista com outros olhos. Começando na rodoviária principal até o aeroporto Santos Drumont , nesse ínterim podemos avistar grandes construções do século 18 e 19, o belíssimo Teatro Municipal Carioca, prédios com arquitetura histórica e, um movimento entre as pessoas, nunca antes visto nessas ruas.
No calçadão do boulevard o destaque vai para o grafite colorido do artista Eduardo Kobra. O mural “Todos somos um”, realizado pelo brasileiro para a Rio 2016, foi reconhecido como o maior grafite do mundo pelo Guiness World Records, o livro dos recordes!
Com 15 metros de altura e 170 de comprimento, a obra retrata cinco rostos indígenas de cinco continentes diferentes: os huli, da Nova Guiné (Oceania), os mursi, da Etiópia (África), os kayin, da Tailândia (Ásia), os supi, da Europa, e os tapajós, das Américas. Um encanto que fez toda diferença no centro carioca.
Alguns eventos com foodtrucks e barracas diversas são instaladas no boulevard levando sempre uma proposta diferente para o local. Fazendo assim com que o centro do Rio de Janeiro volte a ser um local de passeio em família e entre amigos.
A novidade é que no final do Boulevard estará sendo inaugurado neste mês o Aquário do Rio de Janeiro, o AquaRio, que será o maior da América Latina. Mais uma atração para ser apreciada.
Afinal, o Porto Maravilha é agora um complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento junto com o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã.
O Museu do Amanhã fica um pouco após o Boulervard e também é uma atração que esperamos conhecer em uma nova oportunidade. 😉
Crédito: Ana Elisa Teixeira
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
•Pesquisa passagem aérea barata
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.