O famoso Complexo do Baú é composto pela Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata. O acesso a esses pontos é feito através da cidade de São Bento do Sapucaí (SP). A via mais comum para se chegar ao topo do Baú é através da trilha que sai do estacionamento, aonde se localiza um restaurante aconchegante e com vista privilegiada tanto para a pedra quanto para os mares de montanha que circundam o complexo.
A Pedra do Baú possui cerca de 1.950 metros de altura e paredes com 400 metros, o que atrai muitos praticantes da escalada. Para os menos aventureiros, mas, em busca de emoção existe a trilha e escadinhas que levam ao topo da pedra. Saindo a pé do estacionamento sobe por trilha até o pé da pedra do Baú. Ao longo do caminho há apenas um ponto de água, por isso recomenda-se levar cantis extras, lanches leves (como banana, pão integral, castanhas, uva passa).
A subida é de nível médio, possui diversas árvores no estilo de araucárias que são típicas da região por conta do clima mais ameno e típico de montanha. Chegando ao pé da pedra existem duas vias – Norte e Sul.
Com seus 307 incansáveis degraus de ferros e 602 ganchos cravados na pedra, não se recomenda o passeio à pessoas que tenham problemas com altura, labirintite, problemas cardíacos ou limitações que ponham a vida em risco. Para isso, aconselha-se sempre os serviços de guia, cordas e cadeirinha de segurança.
A subida normalmente é feita pela face Norte, e a descida pela face Sul, que dá acesso tanto ao Bauzinho quanto à pedra da Ana Chata. Depois de infinitos degraus que parecem se desprender da rocha alcança-se o topo com uma vista privilegiada de 360º para a Serra da Mantiqueira, Campos de Jordão (SP), as Montanha de Minas Gerais, Vale do Paraíba e muita beleza natural. É possível acampar no topo, aonde, no passado existia um abrigo muito útil para montanhistas que recebeu o nome de “Abrigo Antonio Cortez” em homenagem à conquista feita pelos irmãos Cortez em 1940 e que foi, infelizmente, destruído por atos de vandalismo anos mais tarde.
Na ponta da pedra do Baú há um enorme precipício de granito em que atrelado ao pôr do sol ganha um espetáculo único, cheio de cores e tons vibrantes, especialmente no Outono e Inverno, época mais aconselhada para visitação por causa das chuvas e raios comuns na região durante o Verão.
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular