A cidade de Belém, capital do Pará, pode ser considerada a principal cidade com uma gastronomia rica e variada do Norte do Brasil. Como indicamos no post Belém do Pará e a gastronomia de encher os olhos (e a barriga).
A culinária paraense ganha prêmios no mundo todo por sua diversidade e itens naturais encontrados na região amazônica. Separamos alguns locais que conhecemos para você aproveitar e apreciar o melhor da gastronomia na cidade! Afinal, a grande riqueza do Estado é a famosa variedade gastronômica.
Point do Açaí
Um dos mais famosos de Belém que serve o Açaí, principal fruta do Estado. No Point do Açaí é possível experimentar o açaí tradicional de cor preta – aquele que já conhecemos – e o açaí branco que é de coloração bege em razão da mutação que a fruta sofre na palmeira de açaí. Tudo servido com camarões, carne de sol e peixes regionais como pirarucu e filhote. Mais detalhes aqui.
Lá em Casa
Uma verdadeira viagem pela culinária paraense, o Lá em Casa, na Estação das Docas, aposta em gastronomia regional em forma de degustação. Dá para experimentar um pouco de tudo que Belém oferece de local e muito mais. Mais detalhes aqui.
Sorveteria Cairu
São mais de 50 sabores entre picolés e sorvetes de massa feitos artesanalmente com as tradicionais frutas do Norte. Uma oportunidade única de provar sorvetes inusitados e saborosos como cupuaçu, bacuri, mangaba e taperabá. Mais detalhes aqui.
Complexo do Ver-o-Peso
O mercado mais turístico e considerado maior feira livre da América Latina é o local ideal para provar um pouco da gastronomia paraense do dia-a-dia do local. Peixe com açaí, camarão fresco no alho e óleo e filhote ou pirarucu frito são algumas das opções encontradas. Mais detalhes aqui.
Famiglia Sicília
Para um jantar mais sofisticado unindo a gastronomia italiana com a paraense, na Famiglia Sicília é interessante aproveitar um almoço de domingo ou um jantar agradável. Massas totalmente artesanais com gostinho paraense como o caso do raviole com cupuaçu. Mais detalhes aqui.
Manjar das Garças
Sofisticado e de bom gosto, o Manjar das Garças fica dentro do Parque Naturalístico Mangal das Garças, um manguezal preservado. O restaurante conta com chefs renomados e cardápio com iguarias da culinária paraense prezando culinária paraense diferenciada. Mais detalhes aqui.
Meu Garoto
Vale uma passada para apreciar a cachaça de jambu mais famosa de Belém. O bar Meu Garoto localizado na Rua Senador Manoel Barat não é tradicional por ser novo na capital paraense, mas já tem uma fama como ponto turístico e local da cidade.
Podemos defini-lo como boteco, uma vez que só tem duas pequena mesas e as pessoas bebem na rua.
A cachaça de jambu – erva típica da região norte que deixa a boca formigando – é a mais pedida da casa. Se gostar da dose, vale levar uma garrafa para casa.
As opiniões aqui citadas são da Editora que esteve no Pará por 10 dias para um trabalho incrível em comemoração aos 400 anos de Belém com o site Diário do Turismo. Você pode acessar a Revista Digital do Diário aqui.
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
•Pesquisa passagem aérea barata
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.