Só uma acomodação verdadeiramente local e inserida no meio do deserto pode trazer uma experiência única para o viajante que visita o Deserto do Atacama, no Chile.
A cidade, ponto de partida do deserto, é San Pedro do Atacama com seus 6 mil habitantes e fundada em 1450, quando os primeiros espanhóis começaram a explorar essa região andina.
Há cerca de 10 minutos – de carro – está localizado o Alto Atacama Desert & Lodge Spa, em meio há um pequeno vale entre as montanhas amarronzadas de sal do deserto.
Ao chegar no resort é impossível não se encantar com a paisagem local e a decoração, desde a fachada até os detalhes da recepção, restaurante e os quartos que são inspirados na cultura andina e chilena com móveis e objetos com tons amarronzados, vermelhos e escuros combinando com as montanhas do deserto.
No lobby, a recepcionista cordialmente apresenta como funcionará a estadia. Tudo vai depender do tipo de hospedagem que escolheu que pode ser o All Inclusive ou hospedagem somente com o café da manhã.
Vale ressaltar que San Pedro do Atacama está a 2.400 metros de altura então é natural o viajante chegar ofegante, com a boca seca e com dificuldade para respirar. Assim que o hóspede chega ele ganha de presente uma garrafinha térmica para que fique sempre com água disponível. O ideal é tomar água o dia todo para hidratar e não sentir tanto o clima seco do deserto – lembrando que o Atacama é o deserto mais árido do mundo.
Lá já avisam que a água das torneiras e em qualquer local no Atacama é rica em minerais e não faz bem consumi-las. No Alto Atacama ficam vários bebedouros próximos à recepção para que o hóspede possa encher sua garrafinha com água potável e confiável.
Restaurante
O restaurante tem uma vista fabulosa das montanhas do deserto e do hotel, em um ambiente com lareira, adega de vinhos e charme por todos os lados. O café da manhã servido, das 07h30 às 10h, é tipicamente latino, no qual é possível tomar sucos com frutas da época, com destaque para a framboesa, fruta do conde e pêssego, muito consumidos no Chile. Outra delícia é experimentar pães com pasta feita à base de abacate – também consumido em praticamente todas as refeições.
Se o turista tiver um agrado pelo café da manhã americano, também não faltará bacon, ovos mexidos e salsichas pela manhã.
Caso o viajante opte pelo sistema All Inclusive, as refeições são servidas no restaurante das 13h às 14h30 e das 19h30 às 22h. Há duas opções de escolha e opção para vegetarianos, tanto de entrada quanto de prato principal, e também quatro opções de sobremesa, além de café e chá.
Em cada refeição, o hóspede terá uma experiência gastronômica única apreciando o que há de melhor da culinária chilena e andina. E claro, para acompanhar, nada melhor do que um bom vinho chileno ou um Pisco Souer, também inclusos para os viajantes.
Acomodação
Todos os quartos têm Wifi (inclusos na diária), nenhum possui televisão (e acredite, não fará falta), mini-bar com bebidas, um armário com gavetas e local para pendurar casacos, roupões, cofre, mesa de trabalho, despertador, telefone, sistema de som com música ambiente, poltronas e um terraço particular com sofá e mesinha com vista maravilhosa para o deserto.
No banheiro, espere encontrar xampú, condicionador, sabonetes, touca, secador do cabelo, protetor labial, cremes e toalhas imensas e macias. Todos os quartos têm calefação e o box conta com duas duchas para a melhor escolha do hóspede.
Área de lazer
O resort é ideal para quem quer curtir os passeios que o deserto tem a oferecer e que, depois, esperam descansar corpo e a mente em um cenário genuíno. Os amantes de SPA vão se encantar com massagens, uso de jacuzzi e saunas no Puri Spa (aberto diariamente das 9h30 às 23h).
Os tratamentos não estão inclusos na diária, mas quem optou pelo sistema All Inclusive tem livre acesso às saunas e a jacuzzi interna (sendo necessário agendá-la com pelo menos 30 minutos de antecedência).
Na área externa, a dica é aproveitar uma das três piscinas em meio a um visual incrível, sendo uma térmica. E também curtir a noite na jacuzzi externa observando as estrelas de um dos céus mais limpos do mundo.
5 motivos para se hospedar no Alto Atacama
Vivência local – Ao chegar no deserto, o hotel proporciona experiências totalmente locais a começar pela decoração, localização e serviços. Você nunca esquece que está no meio do Deserto.
Segurança – Os funcionários do hotel sempre prezam pela segurança do hóspede. Visto que alguns passeios não podem ser feitos se o viajante não estiver acostumado com a climatização. Os passeios que exigem maior adaptação à altura como o, Gêiseres Del Tatio, Lagos Andinos e o Salar de Tara, só podem ser feitos depois de pelo menos 3 dias no Atacama.
Quem opta por agências de turismo na cidade pode acabar tendo problemas quanto à segurança porque muitas dessas agências não respeitam esse tempo de aclimatação e a pessoa que fizer o passeio pode vir a passar mal e ter problemas de saúde durante a viagem.
Comodidade – Do começo ao fim da estadia o turista só precisa se preocupar em como aproveitar cada minuto. Terá sempre refeições e snacks à disposição, alerta de horários e dos melhores passeios para fazer. Não há nada para se preocupar.
Experiência gastronômica – Cada refeição é uma novidade. Em um dos dias o hotel fez um churrasco na piscina com diversas carnes e comidas típicas como: empanadas e batatas roxas. Cordeiro, frangos, vegetais e carnes finas fazem o turista querer sempre mais. Cada dia um tipo de prato diferente que agrada todos os paladares.
Por que escolher o serviço All Inclusive?
Além de toda a comodidade de refeições e serviços do resort, o sistema All Inclusive conta com guia e transfer para todos os passeios no Deserto do Atacama. Durante os passeios são servidos snacks e bebidas
Em alguns ainda tem adicional de vinhos e mesas de frio, além do café da manhã para os passeios que tem saída antes das 6h.
O valor do pacote All Inclusive é a partir de R$900 a diária para o casal, um valor teoricamente inferior a muitos resorts que encontramos no Brasil.
All inclusive inclui: hospedagem, transferência aeroporto de Calama / Alto Atacama / Calama no carro mais confortável e confiável (serviço junto com outros hóspedes do hotel que chegarem no mesmo voo), tranfer do hotel até San Pedro do Atacama das 9h às 23h30, refeições, bebidas não alcoólicas, alguns drinks, vinhos, cervejas e whiskys, passeios diários oferecidos a partir das 15h no dia da chegada e até às 13h no dia da partida – opção de passeios de 01 dia inteiro ou meio dia, acesso ao SPA com sauna, banho turco, ducha, jacuzzi interior e exterior, piscinas , utilização gratuita de bicicletas e Open Bar até às 23h30.
No hotel todos os atendentes falam espanhol e inglês, mas os brasileiros não passam aperto já que são uma boa parte dos hóspedes. Todos trabalham de maneira cordial procurando sempre ajudar o viajante.
Você não deve esquecer de colocar na mala: roupas leves para durante o dia e agasalhos para as noites frias do deserto, leve também casacos, meia de lã, gorro, luvas e calças corta-vento para alguns passeios, tênis ou botas de trekking, boné, óculos de sol, roupas de banho, protetor solar e coisinhas que ajudam a não sofrer com o clima seco: colírio, creme hidratante, soro fisiológico para nariz, protetor labial e lenço de papel.
Reserve o hotel em San Pedro do Atacama no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Este conteúdo não é publicitário. As opiniões aqui citadas são pessoais da editora que se hospedou com sistema All Inclusive no Alto Atacama Desert & Lodge Spa.
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
•Pesquisa passagem aérea barata
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.