Já ouviu falar de Turismo Equilibrado? Essa é uma proposta da RAKTDA que está moldando o turismo nos Emirados Árabes Unidos, colocando todos os aspectos da sustentabilidade (meio ambiente, cultura, conservação e habitabilidade) no centro de sua estratégia de investimento e desenvolvimento. Ao garantir que questões relacionadas ao “turismo excessivo” – como o desenvolvimento excessivo, a superlotação de locais históricos e a deterioração de seu ambiente natural único – sejam evitadas, está criando um destino que ressoará com o viajante responsável de hoje.
O Turismo Equilibrado faz com que as pessoas se tornem cada vez mais conscientes dos impactos econômicos, sociais e ambientais no turismo. Não somente com ações pequenas no dia a dia.
Desenvolvimento sustentável
Conhecido como o “emirado da natureza”, Ras Al Khaimah possui 64 km de praias imaculadas, manguezais abundantes em vida selvagem, desertos de terracota, wadis impressionantes e montanhas deslumbrantes. Esses ativos naturais formam a espinha dorsal dos valores-chave do destino, e sua proteção é o foco principal. Com isso em mente, o conselho de turismo aplicou uma abordagem consciente aos novos empreendimentos hoteleiros, consultando parceiros de hospitalidade para garantir locais espaçosos, com paisagismo cuidadoso e sustentável e mantendo um pipeline medido, limitando novas propriedades a apenas duas por ano, para evitar expansão e superlotação rápidas e menos planejadas.
Como autoridade de licenciamento para todos os novos empreendimentos hoteleiros, a Autoridade de Desenvolvimento Turístico Ras Al Khaimah é capaz de definir diretrizes e protocolos para regular os padrões de sustentabilidade e trabalhar em estreita colaboração com os hotéis para garantir práticas sustentáveis. Isso inclui o recém-anunciado Wynn Resort integrado, programado para abrir em 2026, que será desenvolvido de acordo com os Regulamentos de Construção Verde de Barjeel. Há também o Earth Hotels Altitude, um conceito de hotel pop-up de base ecológica que será inaugurado na Jebel Jais no quarto trimestre de 2022, com 15 unidades de acomodação totalmente equipadas, um centro de ativação e piscina, e o Saij Mountain Lodge, que será inaugurado tambem na Jebel Jais em 2023, um resort de montanha protegido e gerido de forma sustentável com alojamentos sustentáveis feitos de materiais naturais e sustentáveis.
Conservação Cultural
A abordagem integrada também inclui a conservação cultural. Além de ser o Emirado mais fortificado, com mais de 65 fortes devido à sua importância como rota comercial, Ras Al Khaimah abriga quatro sítios arqueológicos que estão provisoriamente na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, mais do que qualquer outro Emirado. A RAKTDA estabeleceu um plano de investimento de longo prazo para proteger e aprimorar esses e outros projetos culturais importantes. Isso inclui a Suwaidi Pearls Farm, o único local nos Emirados Árabes Unidos que ainda cultiva pérolas locais, tudo feito à mão para preservar a cultura e as tradições do Emirado. Também embarcou em um programa de restauração em três fases a Jazirah Al Hamra, uma das últimas cidades sobreviventes típicas de mergulho e navegação e produção de pérolas do Golfo Pérsico. Com conclusão prevista para 2025, especialistas estão trabalhando de acordo com as diretrizes da UNESCO para restaurar a vila, usando materiais tradicionais e sustentáveis, para torná-la potencialmente acessível ao público como um destino turístico atraente.
Atrações com Propósito
Sob a plataforma de Turismo Equilibrado, todas as próximas atrações serão construídas com padrões e processos de sustentabilidade. Os visitantes podem esperar um desenvolvimento ambientalmente consciente em torno de Jebel Jais, bem como nas mais de 20 novas iniciativas de turismo sustentável que estão sendo desenvolvidas em todo o Emirado. Um exemplo é o planejado Scallop Ranch em Al Hamra Marine, uma atração inédita nos Emirados Árabes Unidos que apoiará e melhorará a compreensão do ecossistema marinho, com espécies de ervas marinhas e pepinos-do-mar dentro da fazenda.
Comunidade e habitabilidade
Além disso, a Autoridade de Turismo de Ras Al Khaimah também está adotando o conceito de habitabilidade como parte de seu valor de Turismo Equilibrado. Isso inclui várias políticas progressivas em vigor para promover o bem-estar dos funcionários, levando a Autoridade a ser nomeada o sexto melhor local de trabalho dos Emirados Árabes Unidos pelo Great Place to Work® para 2022 na categoria Pequenas e Médias Organizações, a entidade governamental mais bem colocada. Também foi eleita um dos melhores locais de trabalho para mulheres e um ótimo lugar para trabalhar em 2021, a primeira e única organização em Ras Al Khaimah a receber essa certificação. A Autoridade também introduziu o RAKFAM, uma série de iniciativas destinadas a enriquecer a conectividade, a vida comunitária e as instalações para os funcionários do setor de turismo no Emirado.
Sustentabilidade como motor de crescimento
Liderados pela RAKTDA em dezembro do ano passado, entidades governamentais, hotéis e indústrias do setor privado se reuniram no Fórum Global de Cidadãos de 2021 em Ras Al Khaimah para se comprometer coletivamente a entregar a Estratégia de Destino de Turismo Sustentável do Emirado, que o tornará o líder regional em turismo consciente até 2025. Liderado pela Autoridade
Fornecendo uma estrutura para ação em um programa diversificado de atividades, os princípios orientadores incluem:
• Proteger e melhorar o patrimônio cultural e natural do Emirado
• Entrega de novos empreendimentos turísticos sustentáveis
• Trabalhar com parceiros empresariais, governamentais e comunitários para garantir o retorno econômico do investimento em turismo e o desenvolvimento do capital humano
• Medição e benchmarking regulares
• Minimização de energia, uso de água e geração de resíduos em todo o destino
• Respeitar e salvaguardar a cultura e as comunidades locais
Para mais detalhes sobre Ras Al Khaimah, suas atrações, desenvolvimentos e iniciativas de Turismo Equilibrado, visite www.visitrasalkhaimah.com ou www.visitjebeljais.com.
O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Ingresso para atrações em todo o mundo
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.
Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.