O Dia Mundial do Gato é comemorado anualmente em 17 de fevereiro. A data foi criada por uma instituição italiana, com o objetivo de ajudar a promover uma campanha contra os maus tratos contra os gatos.
Para celebrar a data, resolvemos fazer esse post sobre curiosidades dos bichanos. Nós decidimos ter nosso primeiro gato para compor a decisão de aumentar a família com a chegada do nosso bebê.
Nossa família vai passar de três seres para cinco rapidinho. O nosso gato, batizado de Vangelis é um Persa Red Tabby Classic. O nome veio em homenagem ao músico grego Vangelis — se pronuncia “Vanguélis”, que nos remete a nossa passagem pela Grécia no nosso casamento e lua de mel. Sempre tem uma história por trás dos nomes que escolhemos.
Pensando na questão espiritual e também na história de vários locais no mundo, os felinos domésticos têm grande representatividade e por isso decidimos optar por um gato ao invés de um cachorro.
Depois da Grécia, que era um sonho nosso, o Egito também está entre nossos desejos de viagem com essa vibração mais histórica e mística. Os primeiros registros históricos sobre a domesticação dos gatos vêm do Egito datado de 2 mil a.C. O gato no país foi considerado sagrado por séculos.
Uma das deusas egípcias representadas com cabeça de gato era Bastet — também conhecida como Bast e Ubasti. Ela começou a ser cultuada por volta de 3000 a.C. e representava o prazer, a fertilidade e o amor. As mulheres egípcias achavam que gatos eram também símbolos de beleza e pintavam os olhos tentando imitar o contorno do olhar dos felinos.
A adoração era tanta que os gatinhos também faziam parte dos ritos fúnebres sendo embalsamados e sepultados afim de terem uma vida eterna.
Os primeiros locais na história que tinham gatos registrados como domésticos foi no Antigo Egito, Pérsia e Índia. E o nosso gato persa, tem também sua linhagem histórica muito bem definida, apesar de ter passado por muitas modificações ao longo dos séculos.
Separamos algumas curiosidades sobre gatos
- Gatos já foram chamados de agentes de Satã e mortos como bruxos;
- Gatos pretos já indicaram sinal de má sorte. Durante a idade média, algumas pessoas acreditavam que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais e que, por esta razão, cruzar com eles na rua era um sinal de azar.
- Na época da Inquisição, com a diminuição da população felina em razão de serem bruxas, acabou ajudando na propagação dos roedores que transmitiram a Peste Negra em diversas regiões da Europa.
- Os gatos têm cerca de 100 sons vocais, enquanto os cães têm apenas dez.
- O ditado popular “a curiosidade matou o gato” originou-se pelo fato de que gatos, apesar de extremamente cautelosos, são os animais mais curiosos que existem. Por isso entra em qualquer buraco aparente para ver o que tem dentro.
- Existem cerca de 40 raças de gatos conhecidas, sendo a raça Persa a mais popular no mundo.
- Os japoneses acreditam que os gatos podem se tornar espíritos elevados logo após a morte.
Veja também
O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
• Compra online
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.
Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.
Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.