Para qualquer coisa que fazemos na vida existe planejamento e cautela. Para viajar essas premissas não são diferentes.
Apesar de ser extremamente importante se permitir a viver intensamente as viagens, alguns cuidados e atitudes são necessárias tomar para que tudo flua de uma maneira mais leve e satisfatória.
Separamos algumas dicas para levar em conta em todo tipo de viagem e perceber que as coisas podem dar mais certo do que imaginam.
1. Fique sempre atento
É importante não se fechar em um bolha durante as viagens. Ter tempo de observar os hábitos das pessoas, a cultura local e tentar ser inserido nessa nova atmosfera.
Também vale observar o gesticular das pessoas e suas particularidades. Essa atenção não só te ajudará a entender todo o processo da viagem, como também te deixará atento a furtos, roubos e possíveis problemas relacionados a distração e falta de comunicação.
Pratique sempre a empatia e use o bom senso como seu guia o tempo todo.
2. Aproveite as oportunidades de última hora
Sair da Zona de Conforto é fundamental. Em uma viagem é comum fazermos alguns roteiros pré-estabelecidos com locais que já estavam na lista de desejos há muito tempo. Mas, é muito importante deixar janelas nesse planejamento.
Atividades de última hora vão surgir e é fundamental participar. Quantas vezes você não recebeu alguma dica de uma pessoa que esbarrou na rua ou num mercado? Insira essas oportunidades no seu roteiro e aproveite as dicas que acharem que tem a ver com seu perfil.
3. Escolha somente boas companhias
Alguns amigos ou familiares podem estragar sua viagem. Quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra. 😛
Têm pessoas que aguentamos por algumas horas, mas que é impossível viajar junto. Na maioria dos casos, os familiares se aplicam aqui.
A flexibilidade é muito importante, mas também não pode te privar de aproveitar aquele momento que pode ser único.
É extremamente fundamental já avisar para essas pessoas que você talvez opte por fazer algumas coisas sozinho durante a viagem e tudo bem. Esse isolamento é importante e todos deveriam aprender a agrega-lo.
Outra dica é não forçar o outro a fazer uma coisa que ele não quer. Assim não há desentendimentos e todo mundo fica feliz no final.
4. Escolha bem a bagagem – seja psicológica ou física
Falando da parte física, é muito importante não levar coisas desnecessárias de casa. Quem viaja pouco e não sabe arrumar mala sabe que muitas vezes leva coisas que não são nem tocadas durante os dias no destino. Seja seletivo por que menos é sempre mais.
Quando falamos do psicológico é importante deixar os traumas e os medos para trás quando se viaja. Não vale a pena criar noias a toa sem antes viver a situação.
5. Não compre souveniers se não quiser
Quem nunca se deparou com pessoas fazendo encomendas do seu destino sem que você ofereça? O.o
Isso é mais comum do que se imagina e ficamos muitas vezes constrangidos e acabamos dizendo “sim” quando queremos dizer “não”.
É importante trabalhar o exercício de dizer “não” caso se sinta desconfortável com o pedido. Encomendas e compras de souvernirs atrapalham o dinamismo da viagem e acaba deixando o viajante restrito em alguns casos. Fuja dessa dilema.
6. Siga sempre a sua intuição
Sempre siga a intuição durante suas viagens. Ela nunca falha e te deixará no caminho certo. Quando tiver qualquer dúvida se questione antes e garanta que fará o que seu coração manda.
O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
• Compra online
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.
Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.
Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.