Na linguagem científica, elas são da família Araceae. Mas pode chamá-las de aráceas. Ou de antúrio, copo-de-leite, taioba, inhame, costela-de-adão… São mais de 3 mil espécies descritas na literatura botânica e anualmente outras tantas vão sendo reveladas. Muito presentes no cotidiano das pessoas e algumas das responsáveis por encantar milhares de visitantes no Inhotim, as aráceas são as protagonistas da nova exposição virtual do Instituto no Google Arts and Culture: “Entre folhas e formas: uma viagem ao universo das aráceas”. A mostra estreia amanhã, dia 22 de setembro, início da primavera no Brasil.
Além das imagens e descrições das plantas, a exposição contará com áudios de profissionais do Inhotim e de convidados experts na área com curiosidades e usos das aráceas no nosso cotidiano. Você vai conhecer espécies como o imbé-gigante (Philodendron danteanum G.S. Bunting) (foto). Essa planta gigantesca e de aparência jurássica é um arbusto trepador ou rastejante nativo da Venezuela, com folhas espessas, resistentes e onduladas. Uma verdadeira preciosidade na natureza.
“Uma das missões de um jardim botânico é difundir conhecimento e aproximar as pessoas desse mundo que, costumeiramente, é científico e recheado de latim. Queremos simplificar e ressignificar as plantas para a população. Nesta nova exposição, são bônus as imagens irretocáveis de João Marcos Rosa, fotógrafo renomado com trabalhos publicados em revistas como a National Geographic”, ressalta o curador botânico do Instituto, Juliano Borin.
Já conhece Inhotim? Confira o post completo aqui.
As aráceas são a segunda família mais representativa do acervo botânico do Inhotim, com 470 espécies, tipos e variedades, atrás apenas da coleção de palmeiras (1019). Já a quantidade de exemplares é incontável. Trata-se de plantas excepcionalmente diversas e compreendem espécies arbustivas, trepadeiras, epífitas e até aquáticas. São primordiais na composição de jardins tropicais e o paisagista do Inhotim, Pedro Nehring, aproveita bem a variedade de formatos, cores e texturas nos espaços do Jardim Botânico, combinando harmonicamente as nativas e exóticas. Aproveite para contemplá-las neste novo formato inédito e on-line!
O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
• Compra online
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.
Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.
Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.