Sabe aquela receita com gostinho de infância? Feijão tropeiro é isso pra mim. Fui criado em Belo Horizonte e passei toda minha infância próximo ao meu time do coração: Cruzeiro.
Ir ao Mineirão com meu pai é uma lembrança boa que tenho dessa época e comer Feijão Tropeiro é praticamente uma obrigação para quem ia ver jogo no Estádio.
Faz muito tempo que não como o Tropeiro no Estádio e disseram que agora ele foi “Gourmetizado”. Acho uma pena, porque era um clássico que deveria ter sido preservado.
Descobri essa receita de Feijão Tropeiro no Receitas e Temperos que além de fácil é ideal para comer o tropeiro totalmente puro! Vamos dar uma adaptada na receita original da Sandra Matarazzo, porque a boa receita é quando a gente aprimora de alguma maneira.
Feijão Tropeiro
INGREDIENTES:
1 xícara de feijão carioca
200g de bacon em cubinhos
1 linguiça calabresa
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados
2 ovos
1 colher de sopa de salsinha
1 colher de sopa de cebolinha verde
Sal, cominho e pimenta do reino a gosto
Pelo menos 5 folhas de couve fatiada (se gostar bastante de couve pode colocar até umas 8 folhas)
1/2 xícara de farinha de mandioca
Tenha alguns torresmos bem crocantes para colocar por cima ou para colocar no meio após finalizar todo o processo.
Não esqueça depois de ter mais 1 ovo para fritar para cada prato que for consumir.
PREPARO:
- Lave o feijão e deixe de molho por 30 minutos. Depois cozinhe na panela de pressão por 20 minutos. É importante que os feijões fiquem firmes.
- Em paralelo, em uma panela ou frigideira grande doure os cubinhos de bacon, adicione a linguiça picada, a cebola, o alho e um pouco de banha.
- Bata os ovos em uma tigela e adicione, misture para ir cozinhando os ovos, adicione a couve, o feijão (cozido e escorrido), a farinha de mandioca, a salsinha, a cebolinha, e tempero sal, pimenta do reino, cominho e um fio de azeite.
- É importante dizer que a couve tem que ser colocada aos poucos para que não fiquem todas grudadas e juntas no meio do tropeiro.
- Misture bem, desligue o fogo.
- Finalize com Torresmo por cima e inclua alguns no meio após desligar o fogo.
- Em outra panela frite um ovo. O segredo para fritar o ovo é colocar manteiga, sal a gosto e algum tempero a gosto na frigideira, deixar esquentar e colocar o ovo. Depois não tempere o ovo por cima e deixe fritar.
Dá ou não dá para matar as saudades do Mineirão?
O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
• Compra online
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.
Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.
Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.