Pizza em casa no forno elétrico
Com a pandemia do Coronavírus, estamos apostando mais em receitas em casa. Um canal que estamos vendo bastante é do Renê Seifert do Pão da Casa. Ele faz pães caseiros com fermentação natural e explica o processo de forma muito didática e prática. Inclusive dá cursos sobre como fazer pães.
Quem está nos acompanhando sabe que estamos fazendo fermentação natural há um tempo e temos dois tipos de levain que batizamos de: Javier e Stanley Ipkiss. Depois que nossos bichinhos estão cultivados e crescendo, começamos a transformar nossa pequena cozinha em uma padaria. Até para evitar de ir a padaria todo dia nessa época de isolamento. Um bom paulistano praticamente mora em uma padaria, então estamos evitando essas saidinhas.
Pizza é meu prato predileto e fazer em casa é ótimo. Ainda mais que as pizzarias em São Paulo estão cada vez mais caras. Veja a receita que fizemos com base do canal do Pão da Casa.
Importante ter uma balança para pesar os ingredientes. Aqui nesse link você encontra itens úteis para ter em casa e fazer massas.
Receita de Pizza Napolitana
- 1/2 kg de farinha branca/trigo
- 10g de sal
- 10g de açúcar
- 100g de Javier (nosso fermento natural)
- 300g de água
Preparo e descanso
Junte tudo. Misture. Amasse. Enrole para entrar ar. Faça uma bola homogênea e reserve em uma bacia com um pano em cima por 4 horas em temperatura ambiente.
Depois que passar esse tempo de descanso, a massa da sua pizza napolitana vai dobrar de tamanho. Depois do descanso, divida a bola em 4 partes. Se precisar desgrudar da bacia use um pouco de farinha!
Pegue as 4 partes e coloque na bacia com um pano úmido em cima. Leve à geladeira por 12 a 24 horas. A gente costuma deixar 16 horas.
Preparo pós-descanso
Depois que passou esse tempo, retire e monte as pizzas. Lembrando que a verdadeira pizza napolitana é aberta na mão, mas não tenha vergonha de usar o rolo se precisar.
Ingredientes que usamos nas nossas: calabresa, catupiry, cebola para uma pizza e abobrinha, mussarela, parmesão e gorgonzola para outra pizza.
Hora de ir pro forno!
O ideal é colocar em uma temperatura de 480 graus, em forno a lenha para ficar crocante, caramelizada e macia ao mesmo tempo. Como temos somente o forno convencional, pra ficar boa tem que começar fazendo em uma frigideira e, depois desse process,o passar para o forno em temperatura máxima. Não tem tempo estimado! O ideal é que a partir de 20 minutos você olhe como está.
Para o fundo da pizza não queimar, coloque um pouquinho de banha no fundinho de todas as pizzas!
Depois é só tirar do forno e se deliciar.
O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.
Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.
Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.