Passaporte roubado ou perdido? Saiba o que fazer

Já pensou que azar ter o passaporte roubado ou perdido? Acontece que essa é uma fatalidade que pode acontecer com você e a dor de cabeça pode ser grande se você não tiver ideia do que fazer nessa situação.

Tenha uma cópia do passaporte e demais documentos

Para facilitar o Consulado Brasileiro na hora de cancelar o seu passaporte e trabalhar no novo documento, é indispensável que você tenha uma cópia em mãos.

Lembre-se que todos os documentos é importante ter uma cópia: RH, carteira de motorista e até título de eleitor.

Deixe as cópias sempre salvas no seu e-mail ou na “nuvem” que você pode abrir online de qualquer lugar e é extremamente seguro. Pode usar ferramentas como: Google Drive, Dropbox, I-Cloud. Se tiver Evernote ou Trello, vale deixa-los salvos por lá também para acessar de qualquer lugar, se for mais fácil.

Quando estiver viajando sempre leve o passaporte com você

Esse é um hábito difícil, mas necessário. Não vou mentir, mas as vezes deixo ele no cofre do hotel, o que é um erro muitas vezes. Você pode preferir andar com uma cópia e deixar o passaporte no cofre. Mas o cofre nem sempre é seguro. Já soubemos de caso de pessoas que tiveram tudo roubado em um cofre de um hotel de rede considerado 5 estrelas.

É importante levar o passaporte na doleira, bolsa ou na mochila. De preferência colocando ele em um local de difícil acesso por conta de furto dos famosos pickpockets.

Perdi ou roubaram o meu passaporte. E, agora?

Registre um boletim de ocorrência

Como todo o roubo e furto, fazer um Boletim de Ocorrência (B.O) é necessário e é a primeira medida a ser tomada. E como tudo no Brasil, essa também será uma exigência do consulado brasileiro para seguir com os demais trâmites.

Vá a uma delegacia especializada em atendimento ao turista, principalmente para a facilidade com o idioma. Nos hotéis você pode pedir informações sobre isso ao gerente.

Vá ao Consulado do Brasil com o B.O em mãos

Ao chegar no consulado, será fácil visto que a expertise deles é o atendimento às pessoas que precisam fazer a emissão de documentos.

Os documentos que deve levar: Boletim de Ocorrência, RG, CNH ou cópia do passaporte e a cópia da passagem de volta para o Brasil.

Vai voltar direto pro Brasil? Veja como proceder:

Nesse caso, basta solicitar a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) que é um documento gratuito emitido pelos consulados em casos como esse.

Esse documento vai permitir que a viagem até o Brasil seja feita tranquilamente sem precisar apresentar o passaporte. Em quanto tempo a ARB fica pronta? Pode levar até três dias utéis, mas isso pode variar. É importante pegar essa informação de forma precisa no consulado. 

Vale ressaltar que o uso de Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) só é válido se o voo for feito direto para o Brasil. Caso o voo tenha escala em qualquer país, aí será necessário solicitar o Passaporte de Emergência.

A viagem vai continuar em outros países? Veja como proceder:

Nesse caso será necessário da obtenção de um novo passaporte . O que não se aplica a passaporte de emergência! São dois itens totalmente diferentes, ainda mais que os passaportes de emergência em hipótese alguma podem ser emitidos para viagens de turismo. 

Nesse caso a emissão pode demorar alguns dias, mesmo que solicite caso de URGÊNCIA.  Nesse caso é o processo comum, porém na Repartição Consular, com o preenchimento padrão do formulário online. O mais importante aqui é perguntar no consulado exatamente como proceder visto que você estará no exterior e seu caso foi de perda ou roubo!

O que fazer se preciso do Visto de entrada em outro país que estava no passaporte roubado ou perdido?

Essa questão não cabe ao Consulado Brasileiro resolver. O que significa que será necessário solicitar novo visto. Esse processo costuma ser demorado visto que vai precisar que o novo passaporte esteja pronto e em mãos. 

Nesse caso o Consulado vai te deixar na mão? Não totalmente. Eles poderão auxiliar no que precisará para a obtenção desse visto e em como proceder pra regularizar todo o processo com a migração. 

Para mais informações segue os dados no Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB)! Telefone e whatsapp:  +55 61 98197 2284 e e-mail dac@itamaraty.gov.br. Vale sempre documentar por e-mail para caso haja algum problema no contato via telefone. 

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