Em sua passagem pelo Caribe em setembro de 2017, o furacão Irma atingiu em cheio St. Barthélemy e causou danos imensuráveis nos estabelecimentos e infraestrutura da ilha.
Mesmo nestes meses específicos do ano, de condições climáticas extremas, St. Barth sempre foi um destino seguro ao visitante. A previsão meteorológica possibilita comunicar alertas com semanas de antecedência e além disso, sua estrutura administrativa sempre garantiu segurança e a reconstrução completa da ilha.
A ilha contempla desde uma rica cena gastronômico-cultural, com uma variedade de bistrôs e boutiques na capital Gustavia e na vila de St. Jean, como se gaba por ter uma beleza natural estonteante, com algumas das praias mais belas do Caribe. Passeios de barco, trilhas, escalada, windsurf, snorkeling, mergulho, pesca submarina são algumas das atividades oferecidas pelos hotéis e agências de receptivo na ilha.
Também atingido pela fúria do Irma em 2017, o hotel Le Sereno St. Barth reabriu neste 2019 totalmente renovado. A família Contreras, proprietária do hotel, encontrou nos estragos uma oportunidade para repaginar as áreas comuns, solário, jardins, restaurante, fitness center e o spa – agora ampliado, ostentando três salas de tratamento, sendo uma uma delas à beira d’água. Foi também necessário refazer mais da metade das 39 acomodações – agora mais amplas e com tecnologia e paineis para conexão de gadgets e música via Bluetooth.
Para preservar a estética minimalista e elegante do projeto original, o Le Sereno fez questão de escalar novamente a mesma equipe de arquitetos e mobiliário de design do francês Christian Liaigre.
Os verdejantes jardins e as plantas tropicais do Le Sereno, que num piscar de olhos foram engolidos pelo furacão Irma em 2017, foram devolvidos com detalhismo, simplicidade e beleza serena pelo paisagista venezuelano Enrique Blanco – discípulo de Roberto Burle Marx cujos projetos também embelezaram propriedades de luxo em outras olhas caribenhas, como Barbados.
A icônica e instagramável piscina segue intocada, assim como as vistas idílicas que o hotel proporciona da bela praia de Grand Cul de Sac – protegida por uma barreira de arrecifes que formam uma piscina natural perfeita para práticas de kitesurf, SUP e snorkel.
Pé-na-areia, sob os coqueiros, um novo beach lounge servirá snacks saborosos e drinques perfeitos para que ninguém tenha que deixar as cadeiras de praia – estas, assinadas por Patrícia Urquiola – celebrada designer quase que “adotada” pela marca Sereno Hotels, responsável também pelo projeto arquitetônico e design interior do hotel irmão Il Sereno no Lago di Como, na Itália.
Reformulado, o restaurante foi mantido ao livre por uma razão óbvia: contemplar o visual único desta pequena baía turquesa. A carta de bebidas ganhou toques naturebas: uma estação de sucos frescos veio atender àqueles que prezam pela alimentação saudável. Por falar em saúde, o chef executivo Alex Simone prioriza um menu com base mediterrânea franco-italiana e ingredientes sazonais.
Outra novidade é uma boutique da marca de moda masculina LARUSMIANI – a primeira a chegar na ilha de St. Barth. Sua flagship é Milão, e tem unidades em Porto Cervo, Capri e St. Moritz. A loja também trará uma linha chamada “Ladies First”, com peças e acessórios de praia femininos desenvolvidos exclusivamente para a vitrine e as araras do Le Sereno.
O hotel ganhou também uma nova categoria de suítes localizadas na colina entre os jardins do hotel, a Suite Piscine, além de três novas suítes da categoria Bungalow Piscine, localizadas no entorno da piscina. Duas destas acomodações abrigam piscinas privativas e podem ser conectadas para formar uma Family Bungalow Suite.
Já as suítes beira-mar Grand Suite Plage Sud seguem com jardim privativo e banheiras ao ar livre.
Todos banheiros trazem acabamento em madeira Iroko, carvalho e pedras. As amenities agora combinam marcas ainda mais exclusivas: cosméticos Ex Voto Paris; roupões e toalhas D. Porthault. Mimos favoritos dos hóspedes, as mochilas de praia de tecido e sandálias havaianas customizadas seguem disponíveis nas suítes. O hóspede das Le Sereno Villas, contudo, diferencia-se recebendo uma bolsa de praia ou nécessaires assinadas pela designer inglesa Anya Hindmarch.
Localizadas num nível mais elevado do terreno, as três Le Sereno Villas (de 650 m2 e quatro suítes cada uma) foram as que mais resistiram à fúria do Irma. Seus interiores, contudo, tiveram o décor atualizado e as suas piscinas privativas ganharam aquecimento solar.
A reconstrução do Le Sereno foi uma oportunidade para rever questões de sustentabilidade e aplicá-las de forma mais eficiente. Novos painéis solares e luzes de LED poupam agora o consumo de energia elétrica. Os materiais e acabamentos – pedras e madeiras – são todos certificados de extrativismo responsável. Irrigação de jardins e limpeza são feitos com água desalinizada ou do armazenamento proveniente das chuvas.
Serviço
O blog Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
•Pesquisa passagem aérea barata
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.
Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.
Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.