O turismo de experiência está em alta, mas ainda falta um certo conhecimento sobre as oportunidades propostas.
Pensando nisso, a Plana, agência com foco em turismo de experiência, promove entre os dias 25 a 27 de janeiro uma vivência cultural no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
O objetivo da vivência é contribuir para a valorização e a preservação da cultura local, além de promover o desenvolvimento de uma atividade econômica sustentável para a comunidade, proporcionando também aos viajantes a rica experiência de se conectar com novas pessoas, lugares e culturas.
Para a empreendedora social e sócia da Plana Turismo de Experiência, Liliane Jacintho, a viagem é a oportunidade de conhecer de perto uma comunidade viva e que pulsa tradição, resistência, sabores e memórias de um passado muito presente. “O objetivo é proporcionar uma viagem de conexão consigo, com o outro e com a natureza. Convidamos a todos para embarcar conosco nessa imersão cultural e viver essa inesquecível experiência”, disse.
A Plana já promoveu uma série de vivências, rodas de conversa e debates sobre a importância da preservação e da valorização das comunidades tradicionais. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turista do século XXI deseja “viajar para destinos onde mais do que visitar e contemplar seja possível também sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem”.
Programação prevista
A programação da vivência é composta por uma série de atividades para conectar o viajante à cultura quilombola: roda de conversa com mestre quilombola, visita à Casa de Farinha comunitária, visita à Casa de Artesanato, oficina de artesanato quilombola, roda de jongo com o grupo Ô de Casa, trilha na Mata Atlântica e banho no Rio Fazenda.
O viajante pode aproveitar a oportunidade ainda neste mês nos dias 26 (sábado) e 27 de janeiro (domingo), mas a chegada é prevista para a noite do dia 25, uma sexta-feira, como forma de otimizar o tempo e aproveitar melhor o final de semana.
A vivência inclui duas noites de hospedagem coletiva em casa familiar no Quilombo, as refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e todas as atividades da programação. O transporte não está incluso, mas a Plana incentiva as caronas colaborativas, uma forma mais econômica e sustentável de chegar até a vivência. As vagas são limitadas. Crianças são bem-vindas.
História do Quilombo da Fazenda
Reconhecida como remanescente de quilombo no ano de 2005 pela Fundação Palmares, a comunidade do Quilombo da Fazenda é hoje formada por cerca de 40 famílias que ocupam o sertão e a praia da Fazenda, em Ubatuba (SP), no Parque Estadual da Serra do Mar.
O Bairro Sertão da Fazenda, onde fica a comunidade, fazia parte da antiga “Fazenda Picinguaba”, que remonta ao fim do século XIX. Com o falecimento da proprietária, Maria Alves de Paiva, em 1884, seu testamento declarava o desejo de libertação dos escravos, para que pudessem habitar certas áreas da fazenda. Em 1979, com a construção do trecho Ubatuba–Paraty da rodovia Rio–Santos, o quilombo foi anexado ao Parque Estadual da Serra do Mar.
Serviço
Vivência no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba (SP)
Data: 25 a 27 de janeiro de 2019
Local: Quilombo da Fazenda, Picinguaba, Ubatuba (SP)
Investimento: R$ 450,00
Crianças de até 6 anos não pagam, e crianças entre 7 e 12 anos pagam meia.
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
•Pesquisa passagem aérea barata
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.
Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.
Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.