Adega Casarão: cachaça e produtos legítimos de Brotas (São Paulo)

Quem disse que Brotas, interior de São Paulo, é só rafting e passeios ecológicos? Não dá para viajar sem levar algo local para casa! Ainda mais quando se trata de cidades do interior que sempre têm produtos locais, caseiros e únicos à disposição para compra.

Em Brotas conhecemos a Adega Casarão, anexo ao hotel Casarão, o mais antigo da cidade. O casarão tem 107 anos e funciona como hotel há 42 anos e, o Fred, um dos proprietários, abriu a Adega Casarão há 3 anos depois de uma longa revitalização do prédio. A casa é muito bonita, visto que ele preservou algumas paredes e detalhes para apreciação. Como a gente aprecia muito história, a gente amou a maneira que ele deixou o ambiente ainda com características antigas.

Adega Casarão / Crédito: Ana Elisa Teixeira

A Adega Casarão vende um pouco de tudo, mas o forte mesmo é a cachaça produzida lá mesmo pelo Fred. A casa é uma verdadeira viagem ao passado com um ambiente rústico e tradicional presente em toda a decoração.

Logo na entrada vemos diversos produtos como geleias, doces caseiros e mimos provenientes do interior de São Paulo e Minas Gerais. Mas, o que faz da Adega Casarão um diferencial é que ela tem um cantinho dedicado somente a produtos de Brotas. O que mostra uma cerca confiança visto que ele separa certinho o que é e o que não é produzido na cidade.

Cantinho de Brotas / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Cantinho de Brotas / Crédito: Ana Elisa Teixeira

No cantinho de Brotas tem cervejas artesanais, a famosa Brotas Beer, diversos tipos de mel de produtores locais, doces de leite, pimentas e até ketchup de Goiaba… Claro que optamos por levar os itens de Brotas. 🙂

Logo no andar debaixo do casarão é aonde ficam os atores principais da Adega Casarão: os tonéis de madeira para produção de cachaça. A bebida é envelhecida de maneira tradicional e ficam fechados meses, no período que se evapora metade da bebida. Quando abertos, coloca-se novo produto e assim cria-se um mix que dá o sabor amadeirado.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Fred, proprietário da Adega Casarão / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Quem entende de cachaça vai gostar, mas quem é leigo, vai aprender muito com a produção e começar a ter uma ideia de como funciona cada tipo de Cachaça vendida na Adega Casarão. A produção não é simples e faz toda a diferença na hora da pessoa apreciar a cachaça. Lá na casa, a cachaça que mais sai é a clássica de Carvalho, mas Fred costuma indicar para os visitantes experimentarem a de Castanheira e de Amendoim.

Vale levar em consideração que diferente das outras lojas que vendem alguns produtos similares em Brotas, o Adega Casarão vai ter o melhor preço.  Não deixe ainda de experimentar queijos, mortadelas, salames e linguiças produzidas em fazendas de Brotas. Tudo isso no subsolo do casarão. Garantimos e aprovamos! 🙂

Serviço

Adega Casarão

Avenida Mário Pinotti, 1057 | Brotas | SP

A revista digital e blog Viagens e Rotas viajou para Brotas a convite da Pousada das Nascentes, Brotas Bar, Recanto das Cachoeiras, Adega Casarão e HZB Cervejaria. Só indicamos o que aprovamos!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!