Na nossa passagem pelo Pará, estivemos na Colônia Chicano, uma comunidade localizada em Santa Bárbara do Pará, distante aproximadamente 50km de Belém. Lá vivem aproximadamente 500 pessoas e é uma comunidade bastante tradicional, rica em cultura e saberes ancestrais. Todos ali se conhecem e cultuam o propósito de um ajudar o outro, para o bem comum de todos.
Vale visita ao Empório Chicano, que tem por finalidade resgatar, promover e preservar a identidade deste povo, vendendo produtos e serviços. Neste empório a proposta é fazer uso da floresta de forma responsável, solidária e economicamente justa. No empreendimento não há hierarquia, nem horários, todos trabalham pelo prazer de proporcionar uma experiência agradável para os clientes, atraindo assim um maior número de turistas para a região. Cada um de seus colaboradores dá o seu melhor em prol do desenvolvimento do projeto.
Empório Chicano / Crédito: Alexandre Martins
No Empório Chicano é possível fazer trilhas ecológicas, deixar as crianças em uma pequena biblioteca que é voltada para educação infantil e se deliciar com uma bela refeição, elaborada quase que integralmente com alimentos nativos da Amazônia Paraense.
Como é uma região que tem muitos tipos de mandioca, a grande maioria das receitas leva o alimento. O almoço no local foi composto por uma entrada de bolinhos de mandioca, maniçoba verticalizada, pizza feita com a biomassa da mandioca e banana, recheada com linguiça de porco, pequenas tapiocas com bacon e um peixe empanado com a biomassa. Tudo acompanhado de sucos de manga e mucuri e com muita farinha, como manda a cultura paraense. De sobremesa, banana com calda de goiaba.
Bolinhos de mandioca / Crédito: Alexandre Martins
Pequenas tapiocas com bacon / Crédito: Alexandre Martins
Maniçoba / Crédito: Alexandre Martins
Pizza de biomassa / Crédito: Alexandre Martins
Quando for visitar o Empório Chicano, logo verá que ali não existe cardápio. Tudo é preparado conforme o que a natureza proporciona, seguindo a sazonalidade da colheita, proveniente de agricultura familiar.
Sobremesa / Crédito: Alexandre Martins
No local, além do almoço é possível conhecer a fábrica De Mendes, que produz chocolates de origem amazônica, em versões com 47%, 63%, 65% e 72% de cacau. Compramos o que possui a maior concentração de cacau e, para quem gosta da acidez do fruto, é uma excelente escolha, pois trata-se de um chocolate que suaviza a adstringência e acidez do cacau, com nota de madeira, intenso, saboroso e agradável ao paladar.
Chocolate da Fábrica de Mendes / Crédito: Alexandre Martins
Chocolate da Fábrica de Mendes / Crédito: Alexandre Martins
Chicano / Crédito: Alexandre Martins
Serviço
Rua Luciano Mescouto, CEP 2372-2780
Santa Bárbara do Pará | Pará
Para reservar uma visita basta ligar com antecedência de, no mínimo, 24 horas para
(91) 98829-2244.
Veja também
Belém do Pará e a gastronomia de encher os olhos (e a barriga)
Ilha do Mosqueiro: praias próximas à Belém do Pará
Ilha do Combu: um passeio incrível próximo à Belém (Pará)
A revista digital Viagens e Rotas viajou para Belém para vivenciar a experiência do Círio de Nazaré a convite da Secretaria de Turismo do Governo do Pará.
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
•Pesquisa passagem aérea barata
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.
Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.
Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.