Até dia 14 de maio o calendário nacional de eventos terá o buteco como protagonista no grande espetáculo criativo da cozinha de raiz no Brasil. Já começou o Concurso Comida di Buteco, que pretende levar quase 5 milhões de apaixonados por butecos às urnas dos mais de 500 concorrentes, em 20 cidades, para eleger o MELHOR BUTECO DO BRASIL.
O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz e os butecos espontâneos/tradicionais. Com a missão de TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA ele completa, em 2017, 18 edições e se consolida como uma das mais importantes plataformas de fomento, valorização e exposição do buteco e da cozinha brasileira, importante ícone de qualquer cultura nacional.
Pioneiro nesse segmento, em 2016 inaugurou um importante marco na sua consolidação: tornou-se uma ELEIÇÃO NACIONAL, que a partir de então premiará todo ano o MELHOR BUTECO DO BRASIL, se consolidando como o único concurso nacional do gênero, que envolve toda a população das 20 cidades participantes.
Mais de 500 butecos, que criaram petiscos exclusivos, passarão pelo crivo do público e de um corpo de jurados, que vai eleger o melhor buteco da cidade. Cada concorrente será avaliado em 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Em junho, uma comissão de jurados escolhida, especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões de cada cidade para eleger o melhor dos melhores. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo público e jurados. E a eleição do melhor do país, validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do BRASIL.
2017 é ano de CEREAIS como temática dos petiscos
Porque um tema?
O tema criativo, utilizado em algumas edições do concurso, visa estimular a pesquisa da cultura gastronômica por parte dos butecos, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos e ingredientes e histórias.
Porque Cereal?
- O cereal está na base da cadeia alimentar do brasileiro do norte ao sul do país. Essa categoria de alimentos está nos primórdios da alimentação humana, desde que o homem começou a cultivar seus alimentos.
- No mundo todo, os cereais respondem como grupo alimentar mais consumido; em 2º lugar os vegetais e em 3º o leite. No Brasil, os cereais também são o número 1 da cadeia alimentar do brasileiro.
- Apresentam uma grande diversidade, portanto fonte rica para criação de receitas.
- Os principais cereais não sofrem com a sazonalidade no Brasil e existem várias opções de custo baixo, permitindo receitas criativas sem incremento no custo do petisco.
- Além da diversidade dos tipos de cereais, são inúmeras as possibilidades criativas para uso dos mesmos, permitindo assim uma amplitude na criação.
Em 2017, pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90, desafiando os butecos a serem criativos e acessíveis, não perdendo uma de suas características mais importantes: serem democráticos.
Concurso Nacional – A geografia butequeira no calendário da cozinha de raiz:
O ROTEIRO NACIONAL | |||
REGIÃO SUDESTE | |||
MINAS GERAIS | Belo Horizonte | ||
Juiz de Fora | |||
Montes Claros | |||
Uberlândia | |||
Poços de Caldas | |||
Vale do Aço ( Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano ) | |||
SÃO PAULO | São Paulo | ||
Campinas | |||
Ribeirão Preto | |||
São José do Rio Preto | |||
São Paulo | |||
REGIÃO SUDESTE | Campinas | ||
RIO DE JANEIRO |
Capital e Baixada Fluminense | ||
REGIÃO NORDESTE | |||
Bahia | Salvador | ||
Pernambuco | Recife | ||
Ceará | Fortaleza | ||
REGIÃO NORTE | |||
Amazonas | Manaus | ||
Pará | Belém | ||
REGIÃO SUL | |||
Rio Grande do Sul | Porto Alegre | ||
Paraná | Curitiba | ||
REGIÃO Centro-oeste | |||
Distrito Federal | Brasília | ||
Goiás | Goiânia e Aparecida de Goiânia |
Os butecos selecionados para participar são classificados pela realização do concurso como “ESPONTÂNEOS”: é aquele lugar em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes , outras pessoas da família do dono trabalham com ele.
O Comida di Buteco vem se consolidando ano a ano como uma das mais importantes plataformas de transformação social no segmento e contribuído para a manutenção desses pequenos comércios num mercado tão concorrido e vulnerável., inúmeras vezes , mudando a vida de seus proprietários. Veja os indicadores da edição 2016:
- VOTOS: 450 MIL
- CADEIA DE VALOR: R$ 120 MILHÕES
- EMPREGOS GERADOS: 6000
- MÍDIA ESPONTÂNEA: R$ 60 MILHÕES
- PESSOAS IMPACTADAS DIRETAMENTE NOS BUTECOS: + de 4 MILHÕES
Serviço
Cerveja Oficial: Amstel
Apresentação: Mc Cain
Patrocinadores: Trident, Tabasco, Hellmann’s, Zero-Cal, Chandon, Getnet/Mastercard e Smart fit
Apoiadores: Jornal Metro, SPTuris, Abrasel, Novotel Jaraguá, Ótima, Bares SP, Odhen by Teknisa, Mercograff
Apuração: Vox Populi
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