Poucas coisas são tão encantadoras como os Centros Antigos de diversas cidades do mundo. Acontece que em Belém, no Pará, a cidade velha não poderia passar despercebida. Afinal, são 400 anos de história passando por vários momentos da colonização brasileira e reinando na época do Ciclo da Borracha.
A Cidade Velha ainda guarda casarões e construções dessa época, na qual a Amazônia brasileira tinha um valor não tão sustentável. Uma parque triste da história do Brasil que, mesmo assim, guarda lembranças felizes.
O Complexo Feliz Luzitânia é o coração do Centro Histórico de Belém que hoje, conta com diversas atrações culturais e religiosas que encantam quem visita a cidade. O complexo fica na Praça Dom Frei Caetano Brandão, local aonde foi fundada Belém.
Um pouco à frente do Ver-o-Peso, a praça abriga o Forte do Presépio, uma das construção com arquitetura revitalizada, mas ainda idêntica a original.
Abaixo do forte, há um museu com objetos que foram encontrados no terreno durante todo o processo de construção e manutenção. Há também relatos da exploração indígena da época na região. Para conhecer o local é preciso reservar 30 minutos de uma manhã na capital paraense.
Dali é possível ter uma vista privilegiada do Rio Guamá junto ao Ver-o-Peso.
Ao observar todos os ângulos do topo do Forte, é possível ter uma bela ideia de como era Belém nos seus primeiros anos.
Depois, visite a Casa das Onze Janelas que fica ao lado do Forte. A casa, hoje pertencente ao governo, é um sistema integrado de museus que traz um pouco da arte contemporânea e moderna de Belém. A casa foi construída em 1753 para ser uma residência, mas já foi até um palácio militar.
Construída em 1748, a Catedral Metropolitana da Sé é uma das mais famosas e tradicionais da cidade, e é uma das construções mais bonitas do complexo.
Depois vale a pena passar no Museu de Arte Sacra que conta com um acervo só com obras de Belém, no qual abriga também a Igreja e Colégio de Santo Alexandre, fundada por jesuítas.
Um belo passeio para quem quer conhecer a primeira Belém…
As opiniões aqui citadas são da Editora que esteve no Pará por 10 dias para um trabalho incrível em comemoração aos 400 anos de Belém com o site Diário do Turismo. Você pode acessar a Revista Digital do Diário aqui.
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
•Pesquisa passagem aérea barata
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.