O açaí é um dos itens mais presentes na gastronomia paraense e por vários locais que andamos em Belém é possível ver uma palmeira de açaí reinando entre as plantas.
O açaí no Pará faz parte do café da manhã, do almoço e do jantar e pode ser consumido com açúcar ou sem. Mas o mais importante é que não vai guaraná ou granola, o açaí é simplesmente in natura.
No restaurante Point do Açaí, um dos mais famosos de Belém, é possível experimentar o açaí tradicional de cor preta – aquele que já conhecemos – e o açaí branco que é de coloração bege em razão da mutação que a fruta sofre na palmeira de açaí. O sabor é diferente, sendo o tradicional mais marcante e o branco, mais leve.
O carro chefe da casa é a Chapa Mista Paraense com Açaí – peixe pirarucu, peixe filhote, carne de sol, camarão, salada de legumes e batata frita. Acompanhadas com 1 litro de Açaí tradicional, farinha d’água, tapioca, arroz, farofa, vinagrete e açúcar ou adoçante. Há opção de pedir acréscimo do Açaí Branco e da Bacaba – um creme de uma fruta também paraense no qual sua textura lembra creme de abacate.
Como se come açaí no Pará?
Primeiro coloque o peixe, camarão ou carne na boca e, ainda sem mastigar, acrescente o açaí com farinha de tapioca ou farinha d’água. Depois mastigue os dois juntos para apreciar o sabor intensamente. Durante o almoço preferimos ele sem açúcar, o mesmo para o açaí branco.
Como sobremesa vale tomar tanto os dois tipos de açaí quanto a bacaba com açúcar mascavo.
Curiosidades sobre o açaí
Se você estiver passeando em alguma cidade do Pará e avistar uma bandeirinha vermelha na porta da casa de alguém significa que lá tem açaí in natura para vender. É só parar e comprar quantos litros puder. 🙂
Depois do almoço ou jantar no Point do Açaí prepare a rede! Por que diferente do açaí com guaraná que dá energia, o açaí in natura dá muito sono. Depois de comê-lo você verá necessidade em tirar um cochilo…
Leia também
Belém do Pará e a gastronomia de encher os olhos (e a barriga)
Serviço
Point do Açaí – Site oficial
Segunda ao Domingo de 11:00 as 16:00
Rua Veiga Cabral nº 450, esquina com a Tv Bom Jardim – Cidade Velha | Belém | Pará
Domingo e Segunda: 11:00 as 16:00 (somente almoço)
terça à Sábado: 11:00 as 22:30 (almoço e jantar)
Av Boulevard Castilhos frança nº 744, esquina com a Av. Presidente Vargas | Belém | Pará
As opiniões aqui citadas são da Editora que esteve no Pará por 10 dias para um trabalho incrível em comemoração aos 400 anos de Belém com o site Diário do Turismo. Você pode acessar a Revista Digital do Diário aqui.
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
•Pesquisa passagem aérea barata
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.