Bocaina de Minas é uma pequena cidade no Sul de Minas Gerais que faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro, mais precisamente com a cidade de Resende e Itatiaia. Com cerca de 5 mil habitantes, a cidade é pequena, porém a extensão de seu território é privilegiada. O município pega uma parte do Parque Nacional de Itatiaia, um lado do Pico das Agulhas Negras (na divisa com Resende) e parte da Pedra do Sino de Itatiaia (na divisa com o município de Itamonte).
A região conta com várias cachoeiras e atrações turísticas ligadas ao ecoturismo.
Cachoeira do Rio Grande
A Cachoeira do Rio Grande é a mais famosa de Bocaina de Minas em razão de ser próxima à nascente do Rio Grande que percorre 1.360 km até encontrar o rio Paranaíba no município de Carneirinho-MG, formando o famoso rio Paraná.
A cachoeira fica a 6km da Vila Santo Antônio do Rio Grande, pertencente a Bocaina de Minas e tem o acesso fácil e bem sinalizado.
Indicação para a cachoeira / Crédito: Ana Elisa Teixeira
São três quedas d’água nas quais o turista pode entrar embaixo e curtir a massagem natural. Como é um local turístico há também um bar, onde são vendidos porções, bebidas e salgados.
O local é muito bonito e tem várias hortênsias ao redor da cachoeira, além de também ter uma outra queda d’água menor que é ideal para beber a água limpa que sai direto das nascentes.
Cachoeira ainda desconhecida
A 1h de Bocaina de Minas, a cachoeira, ainda desconhecida e sem nome, tem um queda d’água incrível.
Para chegar não é fácil, visto que nenhum GPS acha o local e ela ainda é desconhecida de acordo com o nosso oráculo Google.
O segredo é achar no Google Maps o vilarejo de Carlos Euler e seguir até lá. A cachoeira fica a 5 minutos deste vilarejo.
Na ocasião, pegamos a estrada de terra a partir do cemitério da cidade de Bocaina de Minas em direção ao vilarejo Augusto Pestana e de lá partimos para Carlos Euler. Quando chegamos no vilarejo perguntamos para achar a localização exata da cachoeira.
A queda d’água fica em uma entrada no lado esquerdo, próximo a uma casinha amarela que fica em frente a um curral. Para chegar até a cachoeira não é necessário pegar trilha. Basta andar um pouco mais de 800 metros e você já vai avistá-la.
Além da belíssima, a queda d’água já refresca só de chegar perto. Além disso ela tem um poço natural logo abaixo que é ideal para banho.
Há também bastante pedras que dá para sentar ou tomar sol tranquilamente.
Um passeio por Visconde de Mauá e região
O vilarejo turístico de Visconde de Mauá (RJ) fica a menos de 50 minutos de Bocaina de Minas e também tem cachoeiras por lá.
Passamos em Maringá (RJ e MG) para fazer compras e conhecer o local que é totalmente turístico voltado para gastronomia, artesanato alternativo e belas paisagens. Vale ressaltar que Visconde de Mauá pertence ao município de Resende, Maringá lado fluminense, pertence ao município de Itatiaia e Maringá lado mineiro pertence a Bocaina de Minas.
Pretendemos voltar à Visconde de Mauá em outra oportunidade para explorar melhor a região.
Contamos tudo sobre nossa hospedagem no Hotel Fazenda Moinho D’Água em Bocaina de Minas.
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
•Pesquisa passagem aérea barata
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.