De todas as pessoas que eu convivo na gastronomia, acredito que eu era uma das únicas que nunca tinha visitado o Peru, o país que tem na cozinha a sua grande bandeira (é algo parecido com a relação do Brasil com o futebol).
Em menos de quatro dias eu devo ter provado uns 60 pratos diferentes. Você leu certo, foram mais de seis dezenas. Teve um dia, no Mistura (a feira) que passei o dia mastigando, sem parei. Tipo um almoço que dura um dia todo com muitos pratos.
E entre esses pratos eu provei o pastel de choclos. Bem diferente do nosso pastel de feira, ele lembra bem mais uma torta ou um escondidinho: massa cremosa e recheada. Chega até a lembrar também a nossa goiana chica doida, que também tem na base um creme de milho fresco, mas com um toque adocicado graças ao açúcar brulée que cobre tudo e as passas no recheio.
Aliás, o milho, que dá nome a receita (choclos em espanhol), é o único ingrediente que não varia. Por ser uma receita super classica tanto no Peru quanto no Chile existe um sem número de versões de Pastel de Choclos, mas todas exigem, claro, choclos .
Na tradição peruana o recheio mais comum é frango assado e desfiado, azeitonas, ovos cozidos e uvas passas. Aqui do lado Atlântico eu usei uma sobra de frango caipira desfiado. Não coloquei azeitona porque o maridón detesta, mantive as passas e acrescentei mini pimentões levemente adocicados.
Por tanto, fica tranquilo que você não vai ter que ir até o Peru pra buscar choclos, usa nosso milho amarelo mesmo e boa. O gosto vai lembrar o Peru e vai valer a pena.
Vamos ao preparo:
Debulhe o milho.
Passe no processador até virar uma papa. Coloque um pouco de leite para ajudar. Para 3 espigas, 1 copo americano de leite basta.
Em uma panela quente com manteiga derretida cozinhe a papa com um pouco de sal até que engrosse bem.
Acerte o sal e finalize com manjericão fresco picado.
Para o recheio eu refoguei 1 cebola média picada até dourar.
Coloquei o frango, cominho e páprica.
Coloquei também caldo de galinha caseiro até quase cobrir e deixei ferver para reduzir e egrossar bem.
Ligue o forno a 220 graus e vá para a montagem. Espalhe no fundo de um refratário uma camada com metade da pasta de milho. Coloque o frango, ovos cozidos em rodelas e as uvas passas.
Se gostar, inclua pimentões (usei os minis, são mais doces) e coentro (não tem na receita original, mas eu amo e achei que combinava e valia a pena).
Cubra com o restante da pasta e salpique açúcar sobre a mistura. Cuidado para não pesar a mão e virar sobremesa. Nesse caso coloquei um colher de sobremesa.
Leve ao forno até o açúcar derreter e caramelizar. Ou use o truque do maçarico. Sirva quente e seja feliz como um peruano.
Larissa Januário é jornalista de gastronomia e já passou por veículos como IG Comida,
Revista Gula e Basilico. Atualmente é repórter do UOL Receitas e comanda o Blog Sem Medida que traz suas experiências quanto a receitas, novidades e dicas sobre o universo da comida.
Para falar com ela mande um email para semmedida@gmail.com
Visite o Sem Medida e se delicie com as receitas.
Reserve o hotel em Lima, Peru no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício,
sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos
grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
• Reserva de hotel
• Seguro Viagem
• Ingressos para atrações em todo o mundo
• Chip para celular