Conheça intercâmbios para fugir do tradicional

Falei aqui na última coluna sobre os intercâmbios “50+”, para a faixa etária acima dos 50 anos. Pois bem, esse tipo de intercâmbio está se tornando cada vez mais popular, como comentei. Mas eles não são os únicos a ganharem espaço nos últimos tempos. Programas especializados (e muitas vezes customizados para grupos), que conciliam a imersão no exterior com outras áreas do conhecimento, como gastronomia, finanças, aviação, óleo e gás, arte e muitas outras, têm chamado a atenção daqueles que desejam fugir dos programas tradicionais e buscam algo além do aprendizado apenas do idioma em si.

A razão para essa procura é muito simples: os estudantes que buscam esse tipo de curso alegam ser muito mais eficaz aprender e praticar um outro idioma falando de temas que são de seu interesse. Além disso, adquire-se conhecimento de vocabulário específico de sua respectiva área em outra língua, o que certamente enriquece o currículo do estudante ao retornar para seu país de origem e para o mercado de trabalho.

Cursos como inglês para aviação, inglês para a indústria de óleo e gás, inglês para engenharia, inovação e empreendedorismo, inglês para finanças e liderança estratégica são uns dos mais procurados por profissionais ou estudantes dessas áreas. Muitas empresas e universidades, inclusive, têm parceria com escolas e faculdades do exterior e costumam enviar grupos para aprimorarem seus conhecimentos na área participando desses cursos, que costumam ter de 2 a 4 semanas de duração.

Mas não são só os adultos que se beneficiam de cursos especializados. Também para fugir do tradicional, muitas escolas de inglês em países como Canadá e Inglaterra combinam aulas de inglês com atividades de interesse de crianças e adolescentes, como futebol, tênis, dança e arte. Estes normalmente acontecem no período de férias escolares, principalmente em julho.

O que chama a atenção também é a procura pelo “pacote família”, ou seja, a família toda viaja junta, aproveitando o período de férias, mas cada um segue para seu respectivo curso: pais nos programas executivos especializados e filhos nos “camps” de inglês + esporte, dança ou arte.

Portanto, não adianta dizer que “já passou da idade” ou que “não tem perfil para fazer intercâmbio”, pois as opções hoje são diversas e atende públicos distintos. Aliás, está aí uma tendência deste mercado: alcançar um público cada vez mais diversificado, oferecendo cursos especializados de acordo com cada perfil, seja profissional, universitário ou juvenil.  Até a próxima coluna!

Ana Paula Perovano é jornalista e sócia-proprietária da 4you Educational Consultancy, uma consultoria em intercâmbios especializada em Canadá, que também trabalha com cursos para os EUA e Inglaterra.
Quer falar com ela? É só mandar e-mail para aperovano@4youeducational.com.
Visite o site da 4you e a página deles no Facebook.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular

Deixe seu comentário!