Todos nós sabemos quee o churrasco é uma das paixões do brasileiro, assim como a cerveja e a caipirinha. Mas há sempre a pergunta se é possível harmonizar uma destas paixões, no caso o churrasco, com vinhos.
Sim, é possível! Basta observar algumas regras básicas de harmonização, que levam em consideração a estrutura do vinho e o tipo da carne escolhida. Mas lembre-se, qualquer harmonização é um experimento. Se você gosta de vinhos, não se preocupe se em algum momento, ou a carne ou o vinho se sobressaia um sobre o outro. O importante é tentar e, beber o que se gosta, sem grandes preocupações que tirem do momento o seu prazer natural.
Uma das regras básicas deste e de várias harmonizações é a acidez do vinho. Assim como o churrasco e sua possível “picância”, pode pedir uma cerveja, algo refrescante, vinhos tintos ou brancos que contenham uma maior acidez, como os das uvas Zinfandel e Sauvignon Blanc, respectivamente, também harmonizam perfeitamente.
É importante conhecer previamente os vinhos que serão harmonizados nestas ocasiões, para não se ter uma surpresa desagradável, mas vale sempre tentar.
Abaixo uma pequena lista harmonizada de tipos de vinhos e carnes grelhadas. Tenha em mente que qualquer molho ou tempero em demasia, ou mesmo o famoso “vinagrete” irá alterar o sabor desta sugestão de harmonização. Um churrasco mistura muitos sabores dependendo de como ele!
Vinhos tintos:
Minha recomendação para esta harmonização com tintos é tentar buscar um equilíbrio entre a gordura da carne com a acidez do vinho. Lembrando que neste caso, o teor alcoólico mais elevado do vinho pode ajudar, assim como buscar um vinho de preferência sem passagem em barricas de carvalho (Cuidado com alguns argentinos e chilenos).
Eu recomendaria alguns vinhos da África do Sul, da uva Pinotage e Syrah de maior estrutura.
– Zinfandel: Carnes e linguiças
– Carignan: Frango
– Cabernet Sauvignon: Carnes
– Syrah encorpado: Costela bovina
-Barbera, Sangiovese: Alcatra e carne de porco e também vão bem com o vinagrete em função da acidez tanto da carne como do vinagrete.
– Malbec (Jovem com potência): Picanha
– Merlot: Fraldinha e maminha
Vinhos brancos:
– Sauvignon Blanc: Franco
– Riesling: Linguiça
– Chardonnay sem madeira: Frango
– Chardonnay com madeira: Costelas suínas
Vinhos roses:
Estes vinhos quando bem secos, com alto grau de acidez e menos frutados, tendem a harmonizar perfeitamente com linguiças, frango, alguns tipos de carnes menos condimentadas, e são ótimos assim como o espumante para abrir o churrasco logo na chegada. Além de serem extremamente elegantes.
Espumantes:
Vão muito bem como falei com as entradas do churrasco e também com frango.
E finalizando, o que vale é observar. Se algo não saiu como você imaginava, se o sabor tanto da carne como em relação ao vinho não ficou adequado, improvise, tente, experimente. Os molhos variados ou só o uso do sal grosso, mudam tudo. O importante é não ter medo de errar.
Que seu próximo churrasco tenha vinhos, composição de sabores e também a elegância que é peculiar. Saúde!
Almir dos Anjos é sommelière pós-graduado em marketing pela ESPM e especialista em e-commerce em vinhos. Possui cursos de vinhos na ABS-SP e SBAV-SP e é um dos integrantes do Grupo do Selo 7 Sommeliers.
Traz para o Viagens e Rotas informações, novidades e curiosidades sobre o mundo dos vinhos. Para Almir, qualquer viagem só é completa quando há união entre vinhos e gastronomia que definem a marca de uma região ou cultura.
Contatos- dos.anjos@uol.com.br
Blog Vinho dos Anjos
Blog Selo 7 Sommeliers
Site Selo 7 Sommeliers
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício,
sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos
grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
• Reserva de hotel
• Seguro Viagem
• Ingressos para atrações em todo o mundo
• Chip para celular