A hotelaria brasileira ainda está engatinhando quando o assunto é serviço quanto a bom atendimento e objetos que atendam às expectativas do cliente. Afinal, tem certos itens primordiais que não deveriam faltar na sua hospedagem!
Separamos 15 itens e serviços que são fundamentais para uma estadia agradável e sem problemas. E você, se identificou com alguns?
1- Check-in eficaz
A maior parte dos hotéis e pousadas tem a política de deixar o hóspede ocupar o quarto somente às 14h. Se o apartamentofica vago ao meio-dia, os hóspedes que chegam a partir deste horária para o check-in deveriam ser colocados em uma lista de espera conforme vão liberando os apartamentos. A não ser em casos que o quarto tenha algum diferencial e isso não seja possível. É primordial não deixar o hóspede esperando!
2- Wi-fi grátis e ilimitando, por favor!
Wi-fi só deveria ser pago se o hóspede estiver em um navio no meio do Oceano ou em uma casa na árvore na selva amazônica. Caso contrário, preste um bom serviço e ofereça opções de Wi-fi grátis e em multiaparelhos. Atualmente o uso da internet é primordial e vale como serviço básico.
Senhas para multiaparelhos também é essencial. Visto que pessoas que viajam juntas têm mais de um aparelho e não gostariam de ter que dividir a senha.
3- Luzes brancas e, várias!
É fundamental ser abajur, vários spots no teto para que cada parte do cômodo acenda de forma independente. Luzes devem ser sempre brancas! Vamos economizar energia!
4- Tomadas e adaptadores
Não existe coisa mais desagradável de ter que colocar o celular do outro lado do quarto por que não tem uma única tomada próxima a cama!
Fora quando tem apenas uma tomada no quarto e temos que ficar alterando os aparelhos eletrônicos a todo momento. Não economize nas tomadas e sempre coloque duas ao lado da cama.
5- Despertador do lado da cama
Por que não colocar um despertador do lado da cama, para pelo menos ter controle da hora com letras grandes e luminosas. Você confia em pedir para a recepção te acordar em certo horário em todos os hotéis e pousadas que se hospeda?
6- Mesa de Trabalho
Não importa o tipo de hotel, vale ter uma mesa de trabalho para que pessoas que viajam a negócios optem por sair de hotéis de rede. Muitas querem se hospedar em um hotel mais intimista, mas não tem oportunidade por falta de estrutura.
7 – Café da manhã antes do meio-dia
Especialmente para pousadas que só servem café da manhã. Por que obrigar o hóspede a acordar cedo nas férias? Estenda esse café da manhã e dê um agrado ao seu cliente. Assim ele pode ficar tranquilo e não se preocupa em perder o café da manhã que é teoricamente “cortesia”.
8- Deixar itens e não prendê-los na parede por causa de possíveis furtos
Daqui a pouco o hóspede não terá direito nem a ter toalhas por causa dos cleptomaníacos que adoram pegar itens em hotéis. Os hóspedes precisam de amenities, de toalhas, um chinelo descartável, roupão, entre outros itens. Secador preso na parede para que?
É ideal deixar o hóspede acomodado e confortável. Se por acaso ele furtar algum item o hotel ou pousada, o empreendimento têm seus dados e as informações de seu cartão de crédito!
9- Formas de pagamento variadas
Não disponibilizar cartão de crédito ou débito em hotéis e pousadas deveria ser crime. Hoje em dia quem anda com dinheiro vivo ou usa cheques?
Ofereça a maior gama de formas de pagamentos possíveis. Esse serviço fará o hóspede retornar ao hotel.
10- Não ter equipamentos antigos nas suítes
Estamos no século 21, então porque não escolher aparelhos eletrônicos datados deste século? Não adianta cobrar 500 reais em uma diária e não oferecer nem uma televisão nova no quarto. Invista no conforto do quarto e nos utensílios oferecidos ao hóspede. A primeira impressão ao entrar no quarto é a que fica!
11- Janela que abre e bloqueador de sol que ocupe a janela inteira!
Para que ter uma janela que não abre no quarto? O hóspede é obrigado a usar o ar condicionado? É fundamental deixar todas as opções de forma acessível. Não tem coisa mais chata do que a luta para conseguir bloquear o sol às 5 da manhã.
12- Check-out após o meio-dia
Sim, existem hotéis que fazem o check-out 10 horas da manhã. O hóspede mal tem tempo para um banho e arrumar suas coisas tranquilamente.
13- Não ter um acúmulo de ácaros
Carpetes no chão e cobertor na cama. Além de ser anti higiênico e fedido, é um veneno para os hóspedes que tem problemas respiratórios. Além de também terem quartos com carpete que antes eram de fumantes, e até hoje não saiu o cheiro. A aposta tem que ser em pisos de madeira ou pisos frio.
14- Equipamentos que funcionem!
Muitos hotéis deixam tomadas, abajures, televisões e telefone que não funcionam no quarto. Se tiver algum aparelho quebrado, avise o hóspede antes. É desagradável ele descobrir após o check-in.
15- Cofre
Primordial ter mais de um cofre no quarto. Os cofres que ficam nas suítes são para uso de somente uma pessoa e costuma ser bem pequeno. Por que não colocar mais de um?
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular
•Alugue um carro
•Pesquisa passagem aérea barata
Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.
Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.
Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.
O que mais arguir depois disso parabéns pelas sabias palavras
Alguns hotéis tem esses detalhes. Já estivemos em uma pousada em Ilha Bela que o café da manhã ia até 12h30. Mas são poucos que seguem essas facilidades.