Ouro Preto é uma cidade repleta de história e encanto por todos os lugares. Desde seus casarões históricos e igrejas centenárias aos museus que guardam as preciosidades da cidade. Visitar Ouro Preto é garantia de uma rica aula de história, que lhe permite conhecer mais sobre Minas Gerais e o Brasil.
Sendo conhecida nos livros como Mina da Encardideira, a Mina do Chico Rei foi descoberta em 1946 quando as crianças da família de Dona Mariazinha brincavam no quintal de casa. Ao descobrirem que se tratava da Mina que conta a história do negro Chico Rei, lhe deram o nome que tem hoje. Ela está localizada no Bairro Antônio Dias e é um dos lugares mais procurados por turistas regionais e estrangeiros a fim de conhecer características da exploração nas minas e suas curiosidades históricas.
A Mina da Encardideira foi desativada em 1888 e hoje apenas alguns túneis estão abertos para a visitação. Através de uma visita acompanhada com a guia Bianca, é possível descobrir uma infinidade de detalhes sobre o modo como a exploração era feita na época do ciclo do Ouro em Minas Gerais. A história da Mina é marcada por estratégias que Chico Rei tinha para esconder seu ouro e garantir a alforria de seus súditos.
Após a caminhada e exploração da Mina, é possível se deliciar com a comida típica mineira no Restaurante Boca da Mina. A cozinha composta com fogão à lenha, traz o gosto de comida caseira em um ambiente rústico, conforme o cenário da Mina. É imperdível provar o Tutu à mineira, uma especialidade da casa que serve 4 pessoas.
Quem foi Chico Rei?
Chico Rei chegou ao Brasil para se tornar escravo. Na África era rei e tinha súditos. No Brasil ganhou respeito dos brancos e admiração dos escravos que ainda o tratavam como rei. Chico comprou a Mina da Encardideira e conseguiu tirar ouro de onde os outros tiravam prejuízo. A Mina tinha uma passagem que levava à Igreja do Rosário. Assim Chico entrava na igreja e chegava até a Mina para pegar seu Ouro escondido.
Casa da Baronesa
Para aproveitar o passeio em Ouro Preto vale também conhecer a Casa da Baronesa, localizada na Praça Tiradentes, 33. A entrada é franca e garante aprendizado sobre a cidade, sociedade e os caminhos de sua rica história.
Dentro da Casa da Baronesa você pode analisar como era o cotidiano da vida social de Vila Rica. Através da escavação arqueológica realizada no local, é possível notar como era o ambiente de exploração que sentiam os mineiradores que chegavam à cidade. A Casa é tomada por pertences antigos da família Barão de Camargos e ao chegar no quintal, uma bela vista da cidade, encerra a caminhada pela história nas ruas de Ouro Preto.
Serviço
Casa da Baronesa
Segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h30
Entrada gratuita
Telefone: (31) 3551-3099
Mina do Chico Rei
Segunda a segunda das 8h às 18h
Entrada: R$10
Telefone: (31) 3552-2866
Encontre hotéis para se hospedar em Ouro Preto aqui
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular