Para aquelas pessoas que não viajam sem o mascote de estimação o ideal é se hospedar em um hotel pet friendly que tratará seu animalzinho como um hóspede muito querido. Muitos hotéis não cobram taxas extras para os animais o que facilita muitas vezes escolher um local com um bom preço e, que seja adequado ao perfil de sua família.
A política pet friendly está presente em hotéis de luxo, hotéis-fazenda e pousadas localizadas no Brasil e no mundo! Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro recebem hóspedes com animais em hotéis famosos e de grandes redes como o caso do Copacabana Palace, Fasano, Mercure, Quality Hotels e Atlantica Hotels.
Turistas que viajam com cães ou gatos precisam se atentar as áreas sociais que os animais podem ou não circular. A área de piscina e os restaurantes, por exemplo, são áreas que normalmente proíbem a entrada de animais. Outros lugares só são permitidos caso o animal seja carregado no colo. É ideal verificar todas as regras quando chegar no hotel.
Um bom lugar para encontrar a hospedagem ideal para você e seu animalzinho é no site Turismo 4 Patas, um portal especializado que lista centenas de hotéis pet friendly em 17 Estados do país.
Além de filtrar as opções de hotéis, o site também tem um sistema de classificação de meios de hospedagem, classificadas por Super Premium, Premium e Standard, que ajuda o hóspede a escolher a acomodação ideal para ele e seu animal.
Muitos animais recebem mimos quando chegam no hotel e esses serviços variam, pode ser desde uma caminha especial para ele até um potinho personalizado. Normalmente são cobradas taxas extras.
Selo que certifica hotéis e pousadas com serviços para animais de estimação
Desde o final do ano passado o portal Turismo 4 Patas criou um selo de certificação e para recebê-lo é necessário que o hotel ou pousada pague uma taxa e atenda alguns requisitos desenvolvidos pelo portal com o intuito de melhorar a viagem entre hóspede e seu animal de estimação.
Bebedouros com água fresca para os animais, lixeiras exclusivas para fezes e convênios com pet shops e veterinários são algumas das exigências. Após passar por uma inspeção para verificar os serviços e o estabelecimento for aprovado, ele recebe um manual de hospedagem. Este manual contem orientações sobre procedimentos para cada tipo e animal, treinamento dos funcionários do hotel ou pousada e um pacote de divulgação no site Turismo 4 Patas.
Viagem para o exterior
Desde 2010 existe a possibilidade dos donos tirarem um passaporte brasileiro especial para cães e gatos. Esse documento substitui os atuais certificado sanitário internacional e atestado de saúde para trânsito de animais.
Retirar o passaporte, não é obrigatório, mas poderá facilitar o dono dos animais durante viagens internacionais. Além do passaporte é necessário que um veterinário implante um microchip no animal para facilitar sua identificação em qualquer país. O objeto é minúsculo e fica na pele do animal não interferindo sua saúde ou mobilidade.
Quem emite o passaporte?
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para fazer o passaporte é necessário algumas informações básicas como o nome e endereço do dono, a descrição do animal — nome, espécie, sexo, raça, data estimada de nascimento —, número de identificação do microchip e dados de vacinação e exame clínico.
Para ter direito ao passaporte, o animal tem que ter pelo menos 90 dias de vida, ser criado por residentes no Brasil e que tenham sido examinados por um veterinário. Veja o site do Ministério aqui.
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular