Receita de Chili com carne, guacamole e pão dos mortos em comemoração ao feriado do Día de los Muertos que acontece no México

Em 2007 eu tive a oportunidade de conhecer a Cidade do México. Especificamente em novembro, quando acontece o feriado do Día de los Muertos no dia 02. Talvez uma das mais importantes datas do país e com certeza uma das festas folclóricas mais bonitas do mundo.

Desde 2003, a UNESCO distinguiu a festividade indígena do Dia dos Mortos como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade: “…uma das representações mais relevantes do patrimônio vivo do México e do mundo, e como uma das expressões culturais mais antigas e de maior força entre os grupos indígenas do país”.

Um jeito diferente de ver a morte. A cidade se traveste em cores, alegria e apesar disso, reverência. Caveiras por toda parte, inclusive nos rostos das pessoas em maquiagens, flores amarelas torneando altares repletos de comidas e outras oferendas. Tudo para homenagear os antepassados. Eles acreditam que nessa data os espíritos vem do outro mundo visitar os parentes. Só mais um traço de uma cultura que me conquistou. Eu amei o México por pura identificação e reconhecimento latino.

La Catrina, a caveirinha mais popular do Dia dos Mortos / Crédito: Reprodução

La Catrina, a caveirinha mais popular do Dia dos Mortos / Crédito: Reprodução

A descendência Asteca dá o tom da riqueza histórica cultural presente em toda parte. Numa cidade opressivamente semelhante a nossa São Paulo, mas que trata muito melhor sua memória (lá tem um dos maiores museus de antropologia do mundo). Daí também descende suas tradições, como essa do Dia dos Mortos, que depois do espanhóis foi um pouco catequizada. Mas sem perder la ternura.

Aqui também quero prestar minha homenagem à data e aos mexicanos. Com receitinha uma tanto vulgares (pela disseminação do tex-mex) diante da riqueza gastronômica local. Como o meu chili com carne (que tem quase mais variações que o estrogonofe) e a famigerada guacamole.

E finalizo com uma receita emprestada do restaurante La Mexicana. O Pan de Muerto: tradicional pão mexicano temperado com chá de flor de laranjeira e anis decorado com massa moldada em forma de ossos e polvilhado com açúcar. Macabro e doce.

Chili de Carne

Chili de Carne / Crédito:  Leticia Massula para o Sem Medida

Chili de Carne / Crédito: Leticia Massula para o Sem Medida

Ingredientes
1 medida de carne picada ou moída (você vai ter que decidir)
1 medida de feijão roxo
1 chilli mexicano (pimenta)
Sal, alho, cebola, cheiro verde, pimenta preta (reino), louro, cravo-da-índia, canela e cominho
Tomates maduros
Pimentão vermelho

Preparo
Faça um refogado de carne bem temperado. Nessa base de carne coloque os tomates e pimentões e faça um molho bem encorpado. Cozinhe o feijão também com temperos. Junte os dois e deixe apurar. É preciso caprichar na pimenta, é nela que mora a alma dessa receita. Sirva com tortilas a base milho ou com o bom e velho Doritos.

Guacamole

Guacamole / Crédito: Leticia Massula para o Sem Medida

Guacamole / Crédito: Leticia Massula para o Sem Medida

Ingredientes
Abacate maduro
Limão
Tomate picado
Coentro picado
Sal e pimenta preta
Pimenta chili ou dedo-de-moça
Cebola roxa picada

Preparo
Amasse o abacate fazendo uma pasta e acrescente todos os temperos a gosto. Uma delícia para acompanhar o chili de carne.

Pan de Muerto (Pão dos Mortos)

Pan de Muerto / Crédito: Divulgação / Sem Medida

Ingredientes (esse com medidas, porque é essencial)
500 grama(s) de farinha de trigo
1/4 xícara(s) de chá de açúcar
1/2 colher(es) de café de sal
1/2 xícara(s) de chá de manteiga
1 colher(es) de sopa de fermento biológico em pó
3 ovos
1 xícara(s) de chá de leite
1/2 colher(es) de café de anis em pó
1/2 colher(es) de sobremesa de canela em pó
3 colher(es) de sopa de infusão (chá) de flor-de-laranjeira
1 gema
manteiga derretida a gosto
Açúcar de confeiteiro a gosto

Preparo
Forme um vulcão com a farinha, faça um buraco no meio e no centro coloque o açúcar, o sal, a manteiga, o fermento, os ovos e um pouco do leite (reserve o resto). Misture pouco a pouco todos os ingredientes. Adicione o anis em pó, a canela e o chá de flor-de-laranjeira. Amasse até integrar todos os ingredientes e coloque o resto do leite. Continue sovando até que a massa se desprenda por completo das mãos. Deixe descansar por cerca de uma hora ou até dobrar o tamanho.

Molde a massa em formato de montanha e deixe uma pequena parte para decorar. Com a sobra molde pedaços em formato de ossos e caveira. Acomode o pão em uma assadeira previamente untada e esmague as beiradinhas para dar forma de montanha.

Decore com os “ossos” e “caveira”. Passe gema de ovo por cima da massa e leve ao forno médio pré-aquecido (180º) por cerca de 25 a 30 minutos. Quando o pão estiver frio, passe manteiga derretida por cima e espere cinco minutos para secar. Em seguida polvilhe o açúcar de confeiteiro.

Uma das caveiras que davam sopa durante a minha visita / Crédito:  Reprodução

Uma das caveiras que davam sopa durante a minha visita / Crédito: Reprodução

Veja as receitas publicadas no Sem Medida aqui.

Larissa Januário é jornalista de gastronomia e já passou por veículos como IG Comida,
Revista Gula e Basilico. Atualmente é repórter do UOL Receitas e comanda o Blog Sem Medida que traz suas experiências quanto a receitas, novidades e dicas sobre o universo da comida.
Para falar com ela mande um email para semmedida@gmail.com

Visite o Sem Medida aqui.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular

Deixe seu comentário!