Porto de Galinhas é uma das praias mais famosas do nordeste brasileiro. Tão famosa que muita gente se confunde e acha que se trata de uma cidade – na verdade, a praia faz parte do município de Ipojuca, em Pernambuco.
A fama da praia se justifica. A região de Porto de Galinhas não é muito grande, porém, tem tudo que se precisa: restaurantes, lojinhas, bancos. E o mais legal é que a região é próxima de outras praias e cidades lindas e que valem a visita.
Viajamos para lá em abril e fomos para ficar por 5 dias, aproveitando um feriado prolongado em São Paulo. Planejamos a viagem com bastante antecedência, uns 3 meses antes. Essa é a primeira dica para quem quer fazer essa viagem, pesquisar antes valores de passagens e de hospedagem nas pousadas da região. Quanto mais cedo, mais em conta.
Para chegar a Porto de Galinhas, viajamos até Recife. Saindo do aeroporto, há 2 opções para o translado: pegar um táxi (cobram em média 100 reais) ou, a mais econômica, ir de ônibus. A linha 195 sai do próprio Aeroporto e vai até o centro de Porto. Tem ar condicionado e custa apenas R$ 10,70.
Ficamos hospedados na Pousada Porto e Mar, localizada no centro de Porto de Galinhas, mais ou menos a 300 metros da praia. Recomendamos, pois o preço é justo e ainda é possível curtir a pousada, que tem piscina e um bom café da manhã de comidas típicas. Lá é Sol o tempo inteiro. Pelo menos até às 17h15, horário em que ele começa a se pôr…
A praia é linda, como vocês podem ver nas fotos. Apesar de movimentadas, não são lotadas, então, é possível curtir sem aglomeração. Em estando ali, uma das opções mais legais é fazer um passeio de jangada até as piscinas naturais, que ficam em uma parte um pouco mais distante da faixa de areia. O passeio custa uns 20 reais. O jangadeiro nos leva e espera por cerca de meia hora até retornar para terra firme. Com a maré baixa, é possível fazer um mergulho no meio dos peixes. Vale pedir um pouco de ração de peixe aos jangadeiros para atrair mais peixes ao seu redor.
Como dissemos, Porto de Galinhas fica próxima a outras praias e locais bacanas e por todo lado você verá pessoas sugerindo passeios. Um dos que nós não fizemos foi o de buggy, que vai de uma ponta a outra da região, passando por várias praias. Optamos por fazer parte desse percurso a pé, indo até a praia de Maracaípe, um ótimo passeio de fim de tarde.
Há também transporte para praias mais distantes, como para a Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE), um destino tão lindo ou mais do que Porto de Galinhas, porém, de difícil acesso. Fechamos o passeio com a Algarve Turismo por R$ 60. Antes de chegar em Carneiros, embarcamos de catamarã, no Pier de Guadalupe, que passa por alguns lugares interessantes, como um banho de Argila, os Manguezais do Rio Formoso e a Capela de São Benedito. Antes de desembarcar na praia, passamos por uma faixa de corais e um banco de areia bem rasos quase em alto mar. Com a maré baixa, dá pra curtir bastante. Só é preciso tomar cuidado pra não pisar em um ouriço-do-mar. A praia é sensacional, linda e pouco povoada, mas tem opções de pousadas e restaurantes. A duração do passeio até a volta ao Pier de Guadalupe é de mais ou menos 5 horas.
Para quem busca mais viagens do tipo, acompanhadas de Guias Turísticos, há outras opções para quem está em Porto de Galinhas, como ir para a praia do Cabo de Santo Agostinho, Ilha de Itamaracá, Maragogy (AL), e até para Recife e Olinda.
Há muitas opções de restaurantes na região. Indicamos 2 com preços justos: La Creperie e Porto Mix. Para sobremesa, não dá pra deixar de comprar um autêntico e tradicional Bolo de Rolo artesanal. Vale também curtir Porto de Galinhas à noite, nem que seja passeando pelas ruas e ficando na beira do mar, ou mesmo tirando fotos com as esculturas de galinhas presentes por todos os lados.
Para quem quer levar lembranças ou mesmo comprar presentes, há muitas lojinhas e também uma feira de artesanato. Para as mulheres, a dica é levar brincos, colares e pulseiras confeccionados com escamas de peixe.
A viagem é incrível e certamente 5 dias é pouco tempo para curtir. A hora de partir é triste, com um gostinho de “quero morar aqui pra sempre”.
Revisão de Texto – Fabíola Peleias
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular