A cidade de Caldas, localizada a aproximadamente 40 km da cidade turística de Poços de Caldas, é uma das cidades mais antigas do Sul de Minas. Completou 200 anos em março de 2013 e conta com uma infraestrutura turística composta por hotéis, balneário, chalés, pousadas, vinhedos, fábricas de doces, muitas cachoeiras e atrativos ecológicos.
Para quem gosta de doces caseiros, o ideal é se deliciar com as mais de cinco fábricas existentes na cidade. Doces de abóbora, doce de leite com frutas, frutas cristalizadas e cidras são algumas das delícias que podem ser encontradas direto da fábrica.
Caldas tem fontes de águas medicinais sulfurosas. Lá o turista pode banhar-se no parque do Balneário Doutor Reinaldo de Oliveira Pimenta para obter a cura de problemas intestinais e dermatológicos. Banhos de imersão, hidromassagem e sauna podem ser feitos no Balneário.
Próximo ao Balneário, visite o Morro do Galo, que abriga a Capela de Santa Terezinha no alto da Colina e proporciona uma visão panorâmica de Pocinhos do Rio Verde. A capela foi construída por uma visitante que havia se curado com as águas da cidade.
Para os amantes de natureza e cachoeiras, o ideal é visitar as piscinas naturais do Rio Soberbo, o Bacião que é um poço profundo situado no rio Soberbo com uma pequena queda d’água. Lá o visitante pode mergulhar, nadar e apreciar o verde.
A Cascata Antônio Monteiro e a Cachoeira dos Duendes também são atrativos de fácil acesso e, com opções para banho. Em ambas as cachoeiras é possível ficar bem próximo a queda d’água.
Outro atrativo da cidade é a Festa do Biscoito, realizada em julho, época na qual são registradas as menores temperaturas do ano. Caldas chega a ser um dos climas mais frio de Minas Gerais.
Curiosidade – A cidade abriga o hotel mais antigo do Brasil em funcionamento. O Grande Hotel Pocinhos foi construído em 1886 pelo imigrante italiano Nicolau Tambasco Glória. Uma construção rústica de pau-a-pique que no início hospedava alguns viajantes que passavam pela região. Aberto há 127 anos, atualmente o hotel teve o nome alterado para Grand Hotel Wine e Spa e está passando por reformas. O hotel funciona com o serviço de pensão completa, mas não oferece uma infraestrutura adequada no requisito gastronômico. A intenção é de, futuramente, poder atender um público diferenciado. Vamos aguardar!
Dormir – Pousada Tambasco – A Pousada está dentro de uma fazenda com 250.000m², cercada de verde por todos os lados, a 800 metros acima do Balneário de Pocinhos do Rio Verde. Ao todo são 13 quartos que retratam o clima de fazenda e da vida no campo. A Pousada Chácara Tambasco tem piscina e sauna ao lado do Rio Verde, rio para pesca, quadra de futebol cercada por ciprestes, rios e cachoeiras nas dependências da Pousada e refeitório com lareira.
O sistema é de pensão completa e oferece o melhor da gastronomia mineira feita em forno a lenha. A revista digital Viagens e Rotas esteve lá e conferiu o atendimento, o serviço e a gastronomia mineira. Visitem!
Revisão de Texto – Fabíola Peleias
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.
Planeje sua viagem com a gente:
•Reserve seu hotel
•Seguro Viagem
•Ingresso para atrações em todo o mundo
•Chips para celular