A região de Provence no sul da França, se destaca pelas riquezas naturais, patrimônios históricos e boa gastronomia. Banhado pelo Mediterrâneo as cidades surpreendem turistas em razão das praias, região portuária com grande apelo histórico, campos de lavanda, produção dos melhores vinhos do mundo e um contato com a arquitetura medieval singular.
A delegação da região de Provence esteve em São Paulo (SP) para apresentar as cidades para o público brasileiro. Destacaram as quatro cidades mais visitadas: Avignon, Aix-en-Provente, Marseille e Saint-Tropez. “Avignon é a porta de entrada da Provence. Muitos brasileiros passam por Paris e vão para Avignon. A região é a segunda mais visitada na França”, comenta Jean-Philippe Pérol, diretor geral da Atout France para Américas.
Avignon – A cidade dos Papas, tem a doçura das cidades de província e é famosa por seu conjunto arquitetônico: o Palácio dos Papas, Patrimônio Mundial da Humanidade tombado epa UNESCO. A Ponte Saint-Bénezet, as muralhas medievais e inúmeros museus são destaques nesta bela cidade.
Marseille – É a cidade mais antiga da França com 26 séculos de história, famosa na história e banhada pelo Mediterrâneo. O antigo porto é um dos destaques, por ser o primeiro da França.
Aix-en-Provence – Famosa pelo charme e por abrigar casas no estilo renascentista, é a cidade natal do pintor Paul Cézanne, que inspirou grande parte de suas telas com famosas montanhas.
Saint-Tropez – A cidade que recebe muitas celebridades! Pintores como Signac, Matisse e Picasso se inspiraram com a beleza de Saint-Tropez. A cidade se destaca por belíssimas praias, arte, vilarejos peculiares e uma vida noturna de dar inveja em qualquer cidade francesa. Festas, baladas e shows agitam as noites de Saint-Tropez.
A alguns quilômetros da animação de Saint-Tropez cultivam-se vinhedos verdejantes. Eles produzem os vinhos da Provence e seu famoso rosé. Subindo na direção de Vaucluse encontramos os vinhos Côtes du Rhône (tintos e brancos) e os Châteauneuf-du-Pape. Vinhos que merecem ser descobertos visitando as caves e propriedades. 80% do vinho produzido na região de Provence é rosé e, faz parte dos melhores vinhos do mundo!
Os campos azuis e lilás de lavanda a perder de vista é uma experiência inesquecível para quem visita Provence. Eles florescem de junho a agosto e se destacam na paisagem dos Alpes-de-Haute-Provence até os Hautes-Alpes.
O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.