Na tarde desta quarta-feira (26), o Turismo de Chamonix-Mont-Blanc esteve em São Paulo (SP) para contar um pouco do destino e anunciar novidades para a temporada de verão. Localizado no coração dos Alpes Franceses, no Norte do país, o vale de Chamonix-Mont-Blanc tem como cenário uma das montanhas geladas mais famosas do mundo, o Mont-Blanc. Próximo à Suíça e Itália, a cidade possui fácil acesso através de dois aeroportos internacionais: o Aeroporto Internacional de Lyon-Saint Exupéry, que fica a 140 quilômetros de Chamonix e o Aeroporto Internacional de Genebra, a 53 milhas, o que leva em torno de uma a duas horas de carro.
Para a diretora de promoção de Chamonix, Anne Laure du Chatte, a cidade não é somente a estação de ski, pois ela abriga o Mont Blanc que é o 3º sítio natural mais visitado do mundo. “Ver o Mont Blanc é inesquecível. É possível alcançar 3.800 metros bem próximo a montanha com o teleférico ou 1.913 metros pelo passeio de trem que passa pela área glacial e a floresta. No final do passeio de trem ainda é interessante visitar uma caverna de gelo cheia de esculturas naturais”, comenta.
A pequena cidade de Chamonix fica a 1.000 metros de altitude, conta com 10 mil habitantes e tem atrações durante o ano todo. Um dos mais altos teleférico da Europa, o Aiguille du Midi, foi construído em 1955 e agora tem como novidade a construção de um chão envidraçado localizado a uma altura de 3.842 metros, para que o visitante observe toda a paisagem de outro anglo.
“Além das atrações na montanha, Chamonix se destaca pela boa gastronomia com mais de 80 restaurantes, sendo três estrelados, muitas opções de spas, cassinos e mais de 100 opções de compras. A loja da Channel da cidade tem um volume de vendas muito grande na França”, afirma Anne Laure.
Alguns restaurantes em Chamonix possibilitam que o turista tenha uma experiência gastronômica diferenciada. Segundo a diretora de promoção, o turista poderá chegar nestes restaurantes, conhecer os produtos que serão feitos os pratos, almoçar e ainda aprender a receita. A cidade tem tanto culinária internacional como culinária local.
Quanto as pistas de ski, a mais famosa é a Valley Blanc, com 20km de extensão. Há percursos de ski voltados para o glacial e também para as florestas. Além disso, há atividades como ski puxado por cavalo, passeios de trenó com cães ou elétricos, patinação no gelo e outros.
Para quem acha que Chamonix é apenas ski, está enganado. Para as pessoas que gostam de praticar esportes, a cidade oferece campos de golfe (desenhados por Robert Trent Jones Senior) de 18 buracos, mountain bike, parapente, escalada, tênis, bicicletas, trilas, centro de arvorismo, cachoeiras e muito mais.
Quem vai com os filhos, as atrações são inúmeras. Parques no qual as crianças podem ter contato com animais, trenos elétricos na neve e até fazenda com criação de cachorro São Bernardo.
Para os turistas que querem vivenciar um pouco da cultura local francesa, o ideal é visitar os vilarejos que ficam a redor da cidade e contam com artesões e aspectos diferentes dos já vistos.
Eventos – Em julho a cidade tem o Festival de Jazz ao ar livre com vista para a montanha que conta com concertos gratuitos.
Além disso, a cidade também sedia eventos esportivos, como Maratona de Mont Blanc, Campeonato Mundial de Escalada, Ultra-trail no Mont Blanc, entre outros.
Novos hotéis – A cidade tem mais de 60 hotéis divididos em todas as categorias. Há opção de locação de chalés também.
Para outubro de 2013, a novidade é o Hôtel Héliopic, de 4 estrelas, que possui 100 quartos, spa, piscina e fica localizado no centro da cidade próximo ao teleférico.
Para janeiro de 2014, o Hotel Mont Blanc será reaberto depois de passar por muitas mudanças. O novo hotel, 5 estrelas, datado do século 19, contará com 40 quartos e suítes de luxo. Os interiores serão projetados por Sybille de Margerie, um dos principais designers de interiores de hoje no mercado de luxo (The Mandarin Oriental em Paris, o Cheval Blanc em Courchevel). A atmosfera do edifício original contará com uma mistura de decoração francesa chique e autêntica inspirada na tradição alpina.
Novidades para o verão 2013- O Aiguille du Midi contará com o chão envidraçado para que o visitante observe toda a paisagem.
Na área de Ecoturismo, o Chamonix investe na criação de um museu a céu aberto que terá aplicativos para que os visitantes possam acompanhar a evolução dos locais que visitaram na cidade.
Mais informações do destino aqui.