Coronavírus: como adiar ou cancelar voos, cruzeiros marítimos ou pacotes de viagem

A pandemia do novo Coronavírus, que causa a doença Covid-19, está afetando o mercado global de viagens e as pessoas estão tentando adiar ou mesmo cancelar suas viagens em todo o mundo.

Com essas desistências plausíveis com relação a segurança e saúde, muitas companhias aéreas, cruzeiros marítimos e operadoras de turismo estão ajudando o consumidor que deseja cancelar ou adiar a viagem.

Anna Shvets no Pexels

Como as empresas estão lidando com o adiamento ou cancelamento?

Independente da situação apresentada, todas essas passagens ou pacotes comprados estão sujeitos à regras contratuais. O que significa que nem sempre o consumidor vai conseguir o reembolso total do valor. É muito provável que seja cobrada diferença de tarifa e até multas. Mas, vale avaliar caso a caso com a empresa.

Vale ressaltar que apesar do Coronavírus estar com casos mais críticos na China, Coreia do Sul, Itália e Irã. Não significa que outros destinos não estejam na mira do cancelamento ou adiamento! Levando ainda em consideração que estando fora do nosso país, a preocupação com uma pandemia é plausível independente da gravidade da situação. Se não se sente seguro para viajar procure se informar sobre seus direitos e avalie se vale a pena adiar ou cancelar a viagem até ter segurança para fazê-la.

Como está a política para adiar ou cancelar voos nas principais companhias aéreas que foram mais afetadas ou que voam do Brasil?

Air Canada

A Air Canada oferece opções aos passageiros com voos para os principais países afetados: China e Itália. Ou para conexões que passam por esses países. Com possibilidade de remarcar o voo.

Para voos que passam pela China, a companhia oferece reembolso integral ou remarcação para até junho. O que recomendamos é que opte pelo reembolso integral, visto que para remarcar toda uma viagem até junho fica muito complicado de se organizar. Veja o posicionamento da Air Canada aqui.

Air China

A Air China está com a maioria dos voos internacionais cancelados. Os consumidores podem pedir reembolso, sem custo adicional, em todos os bilhetes começando com o número 999. Desde que tenham sido comprados antes de 28 de janeiro para voos pela Air China ou voos em parceria com código CA com uma data de viagem posterior a 1 de janeiro de 2020. Veja o posicionamento da Air China aqui.

Air Europa

Apesar de estarem trabalhando somente com o curto prazo de 28 de fevereiro até 31 de março. Os passageiros com destino ou origem a Itália com bilhetes que comecem por 996, poderão mudar a data do voo, conforme a validade do bilhete. Se você for viajar em Abril, eles não falam qual a medida para ser tomada. Outra opção que não ajuda muito é alterar o destino e viajar até 15 de junho para outros lugar na Europa ou África, precisa verificar se há algum custo adicional. Veja o posicionamento da Air Europa aqui.

Air France e KLM

A companhia suspendeu temporariamente seus voos para a China e Israel até 29 de março. Ainda não tomaram nenhuma providência sobre voos de abril adiante. As operações para a Itália serão suspensas até 3 de abril. A empresa informou ainda que manterá um voo diário para cada um dos destinos italianos para permitir aos passageiros que desejam antecipar sua viagem. Não há muitas informações sobre os voos para outros destinos.

Os voos da KLM  para Milão, Veneza e Nápoles estão suspensos também até 3 de abril. O posicionamento é sobre voos para a Itália. Veja o posicionamento da Air France aqui.

Alitalia

A Alitalia está restringido embarque de passageiros provenientes da China, Hong Kong, além de Macau e Taiwan que não tenham se submetido a um “período de quarentena” de 14 dias fora do país de risco. Apesar de ser a principal companhia aérea italiana, ela não se manifestou sobre cancelamentos ou adiamentos de voos. O que acontece que caso tenha um voo pela companhia é ideal entrar em contato o mais rápido possível para verificar como estão procedendo e se estão dando algum suporte para o consumidor. Veja as informações da Alitália aqui.

American Airlines

A American Airlines também está com medidas somente para passageiros que tenham voos provenientes ou conexões na Coreia do Sul, Hong Kong, China e Itália. Para cada país, eles trabalham com um sistema de cancelamento ou adiamento. Mas, não falam nada sobre outros destinos ou mesmo do território americano. Veja no site da American Airlines.

Azul

A Azul, sempre prezando pela excelência em atendimento, se posicionou pelo menos sobre uma possibilidade de cancelamento e reembolso integral. Somos suspeitos, pois adoramos viajar pela companhia. Eles estão reembolsando quem tem conexão em Lisboa ou Porto desde que o destino final ou origem sejam Itália. Sobre outros destinos ainda não se pronunciaram. Veja o site da Azul.

Copa Airlines

A Copa Airline flexibilizou as políticas de alterações, oferecendo mais opções com ajustes em itinerários sem taxa de alteração ao comprar passagens no período de 5 a 31 de março de 2020. Veja o posicionamento da Copa Airlines.

Delta

A Delta tem políticas de remarcação ou cancelamento de voo para passageiros com destino a Xangai e Pequim, na China, além de Seul, na Coreia do Sul, e Itália até 30 de abril. Os bilhetes poderão ser remarcados gratuitamente para outras datas até final de maio. Não há posicionamento sobre outros destinos. Veja aqui o posicionamento da Delta.

Emirates

A Emirates cancelou todos os voos para Irã e China. Os consumidores poderão pedir reembolso ou mudar a data da viagem com isenção de taxa e diferença de tarifa. Há também facilidades para passageiros com reservas para Singapura até 31 de março. Voos para Fort Lauderdale, Nova York, Veneza, Milão, Roma, Xangai, Kuwait e outros estão suspensos. Alguns deles até 3 de abril. Posicionamento da Emirate pode ser lido aqui.

Latam

A Latam suspendeu até 16 de abril suas operações entre São Paulo e Milão. Os clientes que já estão com passagem para Milão poderão optar por uma das seguintes alternativas sem cobrança de taxas, dentro da validade do bilhete: Remarcação da data do voo (sem multa ou diferença tarifária); Reembolso completo (sem multa); Remarcação de origem/destino (sem multa e sujeito a diferença tarifária). No site da Latam a outras informações para países da América do Sul, Oceania e Europa. Veja o posicionamento da Latam aqui.

Lufthansa e Swiss

O Grupo Lufthansa, que engloba a companhia aérea alemã, Swiss e Austrian, cancelou seus voos para China até 24 de abril. Caso tenha viagem marcada para a China é possível pedir alteração da data da viagem ou reembolso gratuitamente. Os demais destinos ainda estão sendo analisados. Eles continuam operando normalmente nos Estados Unidos. Veja o posicionamento da companhia aqui.

Qatar Airways

Todos os voos com destino para China foram cancelados pela Qatar até 30 de março. Alguns serão suspenso até 30 de abril. Passageiros com voos para o país podem solicitar a remarcação ou reembolso sem custo. Veja o posicionamento da Qatar aqui.

United Airlines

A United se posicionou sobre o cancelamento de seus voos para a China e Hong Kong. Para quem tem voo marcado para Wuhan o reembolso está sendo feito gratuitamente, para bilhetes comprados até 21 de janeiro deste ano. A opções de remarcação para Coréia e norte da Itália. Veja mais informações sobre o posicionamento da United Airlines aqui.

Como cruzeiros marítimos estão se posicionamento?

As principais empresas de cruzeiros marítimos estão lidando com o Coronavírus alterando os itinerários dos cruzeiros e revendo as políticas de cancelamento de viagens.

Há opções de devolução do dinheiro de forma integral ou créditos para os clientes que pretendem remarcar as viagens.

Costa Cruzeiros

A Costa Cruzeiros está oferecendo o cancelamento gratuito e sem penalidade para as reservas novas e individuais feitas no período de 9 de março a 30 de abril. O cancelamento é válido para os cruzeiros internacionais com embarques a partir de 1.º de maio e para todos os roteiros previstos na temporada 2021 no mundo, incluindo as viagens pela América do Sul e as travessias Brasil-Itália pelos navios Costa Fascinosa, Costa Luminosa e Costa Pacifica.

Em 10 de março, após a entrada em vigor do decreto do governo italiano que introduz restrições nacionais para lidar com a epidemia de coronavírus, a Costa Cruizeiros também decidiu negar o embarque a qualquer hóspede, visitante ou membro da tripulação de qualquer nacionalidade que nos 14 dias anteriores ao embarque viajado de, para ou pela Itália. Veja o pronunciamento completo aqui.

Royal Caribbean

A Royal Caribbean permitirá que o consumidor cancele qualquer cruzeiro até 31 de julho de 2020, contanto que o cancelamento seja feito pelo menos 48 horas úteis antes de embarcar. Ao efetuar o cancelamento da reserva, havendo penalidade, a Cia emitirá uma Carta de Crédito para Cruzeiro Futuro no valor total da tarifa paga pelo seu cruzeiro, e as taxas serão reembolsadas na forma original de pagamento. Confira o posicionamento da Royal Caribbean aqui.

MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros anunciou que a entrada nos EUA está fechada para a maior parte dos estrangeiros que estiveram em certos países europeus em qualquer momento nos últimos 14 dias antes de chegar nos Estados Unidos. Esses países incluem: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça. Isso não se aplica a residentes permanentes legalizados, em geral membros imediatos de famílias de cidadãos americanos e outros indivíduos que são identificáveis na proclamação. Essa restrição entrou em vigor às 23h59 (EDT) no dia 13 de março de 2020 e a duração estimada é de 30 dias.  Os clientes com reservas nos cruzeiros cancelados na Itália receberão um voucher no valor do seu cruzeiro atual, que poderá ser resgatado em qualquer cruzeiro futuro durante 2020 e 2021. Não há informações sobre outros itinerários. Veja o posicionamento da MSC Cruzeiros aqui.

… e como ficam os pacotes de viagem com o Coronavírus?

Como cada agência ou operadora de turismo está lidando de um jeito com a situação, o consumidor deve se atentar as recomendações do Procon-SP que consiste em pedir para o consumidor procurar os fornecedores da viagem e exigem políticas acessíveis para o caso. O Procon-SP orienta que essas empresas efetuem a alteração sem custo adicional para o consumidor. Mas, isso vai depender de regras contratuais e de possíveis adicionais de multa.

Caso não haja um acordo com a agência ou operadora, vale entrar no site do Procon-SP e fazer uma reclamação online para que alguma medida seja tomada. É importante lembrar que não são todas as empresas que estão fazendo cancelamento ou adiamentos sem custo.

Se informe e vá atrás dos seus direitos! A lei e as medidas para procurar o Procon vale em todas as situações entre empresa e consumidor.

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